Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Comércio britânico com a União Europeia recuperou em março

O comércio do Reino Unido com a União Europeia (UE) recuperou em março, sobretudo graças à indústria automóvel, mas continua abaixo do valor de dezembro, de acordo com estatísticas publicadas hoje. 

Comércio britânico com a União Europeia recuperou em março
Notícias ao Minuto

17:52 - 12/05/21 por Lusa

Economia Brexit

O instituto de estatísticas britânico (ONS) revelou hoje que as exportações e importações de bens com a UE aumentaram 8,6% e 4,5%, respetivamente, em março de 2021 relativamente ao mês anterior, ambas impulsionadas pelo setor automóvel. 

"Após quedas recordes em janeiro, os aumentos nas exportações e importações da UE continuam as recuperações parciais observadas em fevereiro", refere num comunicado.

Porém, comparando o primeiro trimestre (janeiro a março) de 2021 com o quarto trimestre de 2020 (outubro a dezembro), o último em que o Reino Unido ainda fez parte do mercado único europeu, as exportações e importações de bens da UE caíram 18,1% e 21,7%, respetivamente. 

Pelo contrário, o comércio com países de fora da UE não registou uma quebra tão acentuada, tendo as exportações aumentado 0,4% e as importações diminuído 0,9% entre o quarto trimestre de 2020 e o primeiro de 2021. 

Tendo em conta os "níveis mais altos de volatilidade nas estatísticas do comércio nos últimos dois anos" devido ao processo do 'Brexit' e à pandemia covid-19, o ONS faz uma comparação com dados de 2018 para tentar perceber o impacto num período mais extenso.

Assim, aponta que as exportações e importações totais de bens para a UE foram inferiores 13,9% e 11,7%, respetivamente, no primeiro trimestre de 2021 do que no mesmo período de 2018, antes da pandemia e saída da efetiva do mercado único.

"O primeiro trimestre de 2021 é o primeiro trimestre desde o início dos registos, em janeiro de 1997, que as importações de bens da UE são menores do que as de países terceiros", nota o ONS.

O economista Thomas Sampson, da universidade London School of Economics, considera que a recuperação do comércio com a UE estagnou, depois de fevereiro ter mostrado sinais de melhorias face ao colapso verificado em janeiro. 

"É muito cedo para tirar conclusões firmes sobre o impacto de longo prazo do Brexit, mas os dados sugerem que o Brexit reduziu o comércio entre Reino Unido e a UE no primeiro trimestre em pelo menos 10%", comentou na rede social Twitter. 

Também hoje, John Springford, vice-presidente do Centre for European Reform, atualizou em baixa a estimativa do 'think tank' sobre o custo do 'Brexit', mesmo admitindo que dados mensais são voláteis e que ainda vai levar mais tempo para perceber o efeito. 

"Estimamos que a saída do mercado único e da união aduaneira reduziu o comércio do Reino Unido em 11% em março de 2021. A isso soma-se uma queda de 10% no comércio entre o referendo e a saída do mercado único", escreveu no site do Centro.

Segundo Springford, "está a ficar mais claro que o impacto não pode ser descartado como temporário". 

Leia Também: Reino Unido com 2.284 novos casos e 11 mortes devido à Covid-19

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório