Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Commerzbank lucra 133 milhões no 1.º trimestre invertendo prejuízos

O Commerzbank, segundo banco comercial da Alemanha, parcialmente nacionalizado, registou lucros de 133 milhões de euros no primeiro trimestre, revertendo o prejuízo de 291 milhões de euros de há um ano, quando constituiu provisões devido à pandemia.

Commerzbank lucra 133 milhões no 1.º trimestre invertendo prejuízos
Notícias ao Minuto

13:25 - 12/05/21 por Lusa

Economia Commerzbank

As receitas totais subiram para 2,492 mil milhões de euros, nos primeiros três meses do ano, aumentando 34,6%, enquanto a receita líquida de juros caiu 5%, para 1,254 mil milhões de euros, e as receitas de comissões aumentaram para 8,5% para 951 milhões de euros.

No mesmo período, o valor dos ativos e obrigações financeiras apresentaram um resultado positivo de 360 milhões de euros, que contrasta com a perda de 304 milhões de euros no primeiro trimestre do ano passado.

"Alcançamos alguns marcos importantes na nossa transformação e lançámos projetos estratégicos importantes. Agora estamos a implementar esses projetos", afirmou o novo CEO do Commerzbank, Manfred Knof, na apresentação dos resultados.

O banco, que deve cortar 10 mil empregos até 2024, reduziu as provisões para incumprimento de empréstimos para 149 milhões euros, face aos 326 milhões de euros de há um ano atrás, quando eram mais gravosas as previsões quanto ao número de clientes sem capacidade de pagar os empréstimos devido à pandemia.

Os custos operacionais, no período em análise, reduziram 2,3%, embora com despesas de reestruturação de 465 milhões de euros, e o lucro operacional subiu para 538 milhões, em comparação com o prejuízo de 278 milhões de euros um ano antes.

O Commerzbank prevê este ano aumentar as receitas, previsões dependentes de se manter a carteira de empréstimos do banco polaco mBank em francos suíços.

Leia Também: Cerca de 50% das atividades do retalho podem ser automatizadas em 10 anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório