Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Mil milhões em reembolsos do IRS? Duas formas de os consultar

O Fisco processou até agora mais de mil milhões de euros de reembolsos de IRS, de acordo com dados do Ministério das Finanças. Conheça duas formas de consultar o estado do seu reembolso.

Mil milhões em reembolsos do IRS? Duas formas de os consultar
Notícias ao Minuto

08:46 - 12/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) processou até agora mais de mil milhões de euros de reembolsos de IRS, segundo dados divulgados pelo Ministério das Finanças, na terça-feira.

"Neste momento, foram já processados mais de mil milhões de euros de reembolsos (1.015 milhões de euros)", anuncia o Ministério liderado por João Leão, em comunicado.

Segundo o gabinete, "até às 12:00 do dia 11 de maio foram submetidas pelos contribuintes 3.680.019 declarações de IRS, das quais 38% correspondem a IRS Automático".

Deste total, foram liquidadas pela AT 1.855.691 declarações, das quais 1.084.219 deram lugar a reembolso e 188.230 a notas de cobrança, tendo as restantes 583.242 um saldo nulo.

O prazo de entrega da declaração modelo 3 do IRS arrancou a 1 de abril e decorre até 30 de junho. A lei determina que a liquidação do IRS tem de estar concluída em 31 de julho, tendo o imposto de ser pago ou devolvido (via reembolso) até 31 de agosto.

Como consultar o estado do reembolso? Há duas formas

Em poucos passos pode ficar a saber qual é o estado atual do seu reembolso, isto é, caso o mesmo já tenha sido emitido. Caso contrário, é normal que o 'valor emitido' esteja a zeros.

A primeira coisa a fazer é abrir o Portal das Finanças. Logo no menu inicial deve selecionar a opção 'finanças' (canto inferior esquerdo) e depois na coluna esquerda 'serviços'. De seguida deve procurar o campo 'movimentos financeiros', na lista que lhe será apresentada por ordem alfabética, e 'informação financeira'.

Depois, terá de iniciar sessão no Portal das Finanças - caso não o tenha feito anteriormente - e selecionar o tipo de imposto, no caso, o IRS, bem como o ano fiscal correspondente. Uma vez que este IRS diz respeito aos rendimentos de 2020, esse é o ano que deve selecionar. 

Caso o reembolso já tenha sido emitido - e não esteja a zeros - pode selecionar a opção 'ver detalhe' para obter informação adicional sobre o estado em que se encontra o reembolso.

Há também uma app que lhe permite consultar se o seu reembolso já foi ou não emitido. Esta é uma das funcionalidades da 'Situação Fiscal', uma aplicação disponibilizada pela AT que permite também o pagamento dos impostos em falta.  

Leia Também: NOS sobe mais de 3% após reportar lucros de 30,5 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório