Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Luísa Neto nomeada presidente do novo INA

Luísa Neto foi nomeada presidente da comissão instaladora do novo Instituto Nacional de Administração (INA) que, desde março, substitui a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, segundo um despacho hoje publicado.

Luísa Neto nomeada presidente do novo INA
Notícias ao Minuto

15:32 - 11/05/21 por Lusa

Economia INA

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1994) e com um doutoramento em Direito pela Universidade do Porto (2003), Luísa Neto foi, entre outras funções, membro do Conselho Nacional de Saúde Pública (2020-2021) e consultora da Comissão Técnica para Revisão da Lei de Bases da Saúde (2018-2019).

O despacho hoje publicado, que foi assinado na segunda-feira pela ministra da Administração Pública, Alexandra Leitão, refere que a comissão instaladora está mandatada por um ano, e nomeia ainda dois vogais da comissão instaladora do INA, Sofia Crisóstomo e Miguel Agrochão.

O Presidente da República promulgou, em 01 de março, o novo modelo de ensino e formação da Administração Pública, criando o INA enquanto instituto público e extinguindo a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas.

Marcelo Rebelo de Sousa ressalvou, aquando da promulgação, que dava 'luz verde' ao diploma "esperando que a presente recriação não abra caminho à de outros institutos públicos, menos justificáveis, e não subscrevendo, necessariamente, juízos de natureza genérica quanto à degradação da formação e ensino na Administração Pública nos últimos nove anos".

Num comunicado do Conselho de Ministros, de 18 de fevereiro, o Governo defende que a recriação do INA "promove o reforço da capacitação e a qualificação dos trabalhadores da Administração Pública, através da transformação da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas em instituto público, dotando-o de autonomia administrativa e financeira".

O INA enquanto instituto público foi um dos organismos extintos em 2012 pelo então Governo PSD/CDS-PP chefiado por Pedro Passos Coelho, no âmbito do Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC).

Sucedeu-lhe a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, um serviço central da administração direta do Estado, dotado de autonomia administrativa, que como abreviatura manteve a designação INA.

Leia Também: Costa falou com CEO da Pfizer. "Transmitiu-me boas notícias"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório