Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Bernardo Trindade preside o Conselho Estratégico de Turismo Porto e Norte

Bernardo Trindade, ex-secretário de Estado do Turismo, tomou hoje posse do cargo de presidente do Conselho Estratégico de Turismo do Porto e Norte de Portugal e prometeu ajudar a região nesta "fase menos próspera" devido à covid-19.

Bernardo Trindade preside o Conselho Estratégico de Turismo Porto e Norte
Notícias ao Minuto

14:22 - 11/05/21 por Lusa

Economia Turismo

"Aquilo que nos propomos fazer é congregar as opiniões. Estamos mobilizados e o nosso objetivo é ajudar, nesta fase menos próspera, para afirmar o Porto e Norte, mas sobretudo afirmar Portugal", declarou Bernardo Trindade, no seu discurso de tomada de posse do cargo de presidente do Conselho Estratégico de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que decorreu no Terminal do Porto de Cruzeiros de Leixões, em Matosinhos, no distrito do Porto.

O Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte de Portugal é fruto de um memorando de entendimento assinado em setembro de 2020, entre a Associação de Turismo do Porto (ATP) e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), e cujo objetivo é que ambas as organizações de turismo regional estejam "alinhadas e concertadas" na ação e na estratégia, refere a nota de imprensa entregue aos jornalistas durante a cerimónia de tomada de posse.

O Conselho Estratégico de Turismo do Porto e Norte de Portugal é composto 20 membros, eleitos pela direção da ATP, tendo como membros entidades públicas e privadas de "relevância para o setor do turismo", designadamente Isabel Pires de Lima, ex-ministra da Cultura, Gilberto Igrejas, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Américo Aguiar, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, Adrian Bridge, diretor executivo do grupo Fladegate Partnership, que detém por exemplo o hotel Yeatman, Aida Carvalho, presidente da Fundação do Côa (Trás-os-Montes), entre outros.

Em declarações a Lusa à margem da cerimónia, Bernardo Trindade, também vogal do conselho de administração da TAP, adiantou que na primeira reunião do Conselho Estratégico os conselheiros vão validar o plano de atividades da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

"O Conselho Estratégico validará com as diversas intervenções que se vão seguir", disse, frisando que o "interessante" neste processo é a "composição do Conselho Estratégico", pela sua "diversidade muito grande", que "reflete bem a realidade da região de turismo do Porto e Norte" e onde, claramente, a partir da atividade turística se pode agregar um "conjunto de experiências e de atividades que hoje estão completamente consolidadas".

O ex-secretário de Turismo concluiu que o "propósito" daquele conselho será "seguramente ir auxiliando" a região Norte, sobretudo neste tempo muito difícil", referindo-se à pandemia da covid-19 que colocou o setor do turismo em crise, mas sem "desconstruir todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo deste tempo, um pouco por toda a região".

"O nosso objetivo é, no fundo, com as valências todas que aqui se agregam, poder ajudar no relançamento desta região, integrando realidades ligadas ao território, mas também aquelas que se relacionam com a própria procura e que se relacionam com o Aeroporto do Porto", disse.

Para o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, "atendendo à complementaridade da atuação de ambas as instituições -- TPNP e ATP -, que agora formam o Turismo do Porto e Norte de Portugal", a constituição deste Conselho Estratégico é "mais um objetivo conseguido na implementação do memorando de entendimento que consolida a atual trajetória de cooperação, e contribui para assegurar a partilha da mesma visão estratégica para o desenvolvimento turístico do Porto e Norte de Portugal".

Leia Também: Treinador do AC Milan confessa: "Rafael Leão não ficou satisfeito..."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório