Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"A normalização é fundamental para assegurar a competitividade"

O ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, salientou hoje a importância da normalização para assegurar a competitividade das empresas e a economia da União Europeia.

"A normalização é fundamental para assegurar a competitividade"
Notícias ao Minuto

10:54 - 11/05/21 por Lusa

Economia Pedro Siza Vieira

"A normalização é fundamental para assegurar a competitividade da nossa economia", disse o governante hoje na conferência "o Impacto da normalização na recuperação económica europeia", organizada pelo Ministério da Economia e Transição Digital, através do Instituto Português da Qualidade (IPQ), no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Numa intervenção inicial, o governante destacou a importância de debater o tema da normalização no atual "momento relevante" da economia, lembrando que fruto dos desafios colocados pela pandemia é necessário rever a estratégia industrial de forma a tornar a economia mais resiliente, sendo este tema fundamental no atual contexto.

A normalização, segundo Pedro Siza Viera, "surge neste contexto da importância de um mercado único capaz de oferecer as empresas condições de igualdade entre os países da União Europeia".

"Só conseguiremos assegurar que cada uma das empresas na Europa, seja grande ou pequena, pode usufruir de um mercado de 450 mil habitantes se conseguirmos assegurar que cada produto entregue e produzido em qualquer lugar da Europa ou do mundo pode aceder livremente aos consumidores no mercado global. Este é o papel da normalização", disse o ministro, salientando a importância de evoluir neste trabalho.

O envolvimento da indústria é, por isso, "essencial" para assegurar que a normalização continua a ter qualidade e a ser relevante para os mercados.

"Este balanço é essencial para assegurar que podemos fazer progressos contínuos no futuro próximo", continuou o governante, referindo ainda a importância da regulação e legislação e da participação dos vários 'stakeholders' no processo.

Leia Também: Atrasos nos consulados em tempo de pandemia desesperam portugueses

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório