Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Petrobras anuncia nova plataforma para maior campo de petróleo no Brasil

A estatal brasileira Petrobras anunciou hoje que assinou um contrato com a empresa Keppel Shipyard Limited para a construção de uma nova plataforma marítima de produção em Búzios, o maior campo petrolífero em águas ultraprofundas do mundo.

Petrobras anuncia nova plataforma para maior campo de petróleo no Brasil
Notícias ao Minuto

20:06 - 10/05/21 por Lusa

Economia Petrobras

Com capacidade de processamento de 180 mil barris de petróleo diários e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia, a entrega da unidade P-78, que é do tipo FPSO e será a sétima desse campo de produção, está prevista para 2024.

As FPSO são gigantescos navios-plataforma essenciais para a exploração de petróleo em águas profundas e muito profundas, que podem ser conectados a poços submarinos e armazenar temporariamente a sua produção até que seja transferida para navios cargueiros.

Com a nova unidade, a estatal petrolífera prevê a interligação de 13 poços, dos quais seis são produtores e sete injetores, através de uma infraestrutura submarina composta por oleodutos rígidos de produção e de injeção e oleodutos flexíveis de serviços.

O plano estratégico da Petrobras prevê a instalação até 2030 de 12 gigantescas plataformas marítimas de exploração de hidrocarbonetos em Búzios, considerada uma das maiores descobertas mundiais em termos de reservas de petróleo nos últimos anos.

A previsão é que a produção em Búzios alcance até dois milhões de barris de petróleo e gás equivalente (padrão de medida equivalente à energia libertada pela queima de um barril de petróleo bruto).

Atualmente, são quatro as plataformas a operar em Búzios e são responsáveis por 20% de todo o petróleo produzido pela Petrobras. Duas plataformas já estão em construção e outras duas em processo de contratação.

Búzios localiza-se a 180 quilómetros da costa brasileira, numa região do oceano Atlântico onde a profundidade do mar é de 5.000 metros.

A sua área é de 850 quilómetros quadrados e os 45 poços perfurados permitiram, até ao momento, identificar reservas de até 480 metros de espessura, com petróleo de altíssima qualidade.

O campo está localizado no pré-sal, horizonte de exploração que o Brasil descobriu em águas muito profundas do Atlântico, abaixo de uma camada de sal de dois quilómetros de espessura e que poderá tornar o país num dos maiores exportadores mundiais de hidrocarbonetos.

Leia Também: MP do Brasil acusa 11 pessoas por prejuízo de 14,7 milhões à Petrobras

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório