Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sindicatos aplaudem Declaração do Porto mas pedem investimento no emprego

A Declaração do Porto, assinada hoje pelos líderes europeus, é "um resultado importante" para uma "Europa mais justa", mas é necessário um "investimento massivo" para a criação de empregos, defendeu hoje a Confederação Europeia de Sindicatos.

Sindicatos aplaudem Declaração do Porto mas pedem investimento no emprego
Notícias ao Minuto

13:54 - 08/05/21 por Lusa

Economia Cimeira Social

um resultado importante e poderá ser o princípio de uma Europa mais justa", considerou hoje o secretário-geral da ETUC, Luca Visentini, através de um comunicado, referindo-se ao documento assinado esta manhã pelos 27 chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) reunidos em Conselho informal, no Porto.

O dirigente da ETUC classificou como "muito positivo" que os líderes europeus tenham chegado a acordo quanto à necessidade de "deixar de lado o PIB como única medida de êxito económico e passar para um foco que dê prioridade ao bem-estar das pessoas".

Com esta declaração, os 27 comprometem-se a reduzir as igualdades, defender o estabelecimento de salários justos e combater a pobreza e a discriminação, o que mereceu elogios por parte da ETUC.

Luca Visentini ressalvou, contudo, que "a gestão das necessárias transições verde e digital requer muito mais do que um aumento da formação", apontando para a necessidade de investimento na criação de empregos na UE.

"Para evitar a criação de buracos negros no emprego em toda a Europa, é necessário um investimento massivo na criação de postos de trabalho de qualidade e de novas indústrias", defendeu o responsável sindical, acrescentando que tal investimento "deve partir de um diálogo entre governos, empresários, sindicatos e sociedade civil".

Por sua vez, a secretária da ETUC, Liina Carr, qualificou o PIB como "um mau indicador do bem-estar dos cidadãos", apontando para a necessidade de "uma nova forma de medir o bem-estar económico que coloque as pessoas acima dos lucros".

A Declaração do Porto constitui, por isso, "um passo importante com vista à criação da visão de uma Europa social", sublinhou a responsável.

Os chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros da UE reuniram-se esta manhã em Conselho informal, no Palácio de Cristal, no Porto, um dia após a Cimeira Social, que decorreu no edifício da Alfândega da mesma cidade.

Definida pela presidência portuguesa como ponto alto do semestre, a Cimeira Social tem no centro da agenda o plano de ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, apresentado pela Comissão Europeia em março, que prevê três grandes metas para 2030: ter pelo menos 78% da população empregada, 60% dos trabalhadores a receberem formação anualmente e retirar 15 milhões de pessoas, cinco milhões das quais crianças, em risco de pobreza e exclusão social.

Leia Também: Líderes da UE comprometem-se a "aprofundar" políticas sociais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório