Alfândega de Lisboa suspendeu 14,5 milhões em mercadorias contrafeitas

A delegação aduaneira das encomendas postais de Lisboa suspendeu, em 2020, o desalfandegamento de 14,5 milhões de euros em mercadorias contrafeitas, e instaurou 8.091 processos, revelou a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

comércio, porto de cargas, contentores

© iStock

Lusa
07/05/2021 13:17 ‧ 07/05/2021 por Lusa

Economia

AT

No primeiro trimestre deste ano, foram instaurados 1.592 processos, no valor de 4,5 milhões de euros, adianta o comunicado divulgado no portal das finanças.

Na verificação física das mercadorias, os representantes legais das marcas contrafeitas atestaram, "na grande maioria dos casos, estar-se em presença de violação" de direitos de propriedade intelectual, acrescenta.

Também esta semana, a AT divulgou, no mesmo portal, a suspensão pela Alfândega Marítima de Lisboa, em 26 de março, de uma remessa com 1.800 brinquedos, proveniente de Ningbo-China, por suspeitas de violação de direitos de propriedade intelectual.

Também nesse caso, da verificação física das mercadorias resultou o representante legal da marca confirmar estar-se em presença de violação de direitos de propriedade intelectual, tendo a AT avançado com os procedimentos legais previstos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas