Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Dogecoin alcança valor recorde em contexto de forte especulação

A Dogecoin, uma moeda digital criada em 2013 sem fins comerciais e que se popularizou nos últimos meses, alcançou um novo valor recorde, em contexto de forte especulação neste mercado.

Dogecoin alcança valor recorde em contexto de forte especulação
Notícias ao Minuto

06:44 - 05/05/21 por Lusa

Economia Dogecoin

A superação do limiar de 50 cêntimos de dólar representou uma subida de mais de 35% em 24 horas e uma valorização de mais de 11 mil por cento desde o início do ano.

Estas subidas converteram-na na quarta maior moeda digital, depois da bitcoin, ethereum e binance, com um valor de mercado a rondar os 70 mil milhões de dólares (58 mil milhões de euros).

O avanço da dogecoin, cujo nome deriva de um cão da raça japonesa Shiba Inu - deve-se a uma série de mensagens na rede social Twitter do fundador da Tesla, Elon Musk, que em dezembro publicou a mensagem enigmática "uma palavra: doge", o que despertou a curiosidade.

Musk, um defensor da bitcoin, continuou a alimentar o interesse na moeda digital através das redes sociais, com humor e jogos de palavras.

"A Dogecoin foi inventada como uma brincadeira para nos rirmos das moedas digitais (...) O resultado mais irónico é o de a moeda digital inventada como uma piada se converter precisamente numa moeda. Até à Lua!", disse Musk em fevereiro ao portal TMZ, utilizando uma expressão que se popularizou entre os pequenos investidores, que, coordenados em fóruns na internet, têm-se feito notar nos mercados.

Alguns analistas atribuem ao chefe da Tesla as últimas subidas da dogecoin, em particular devido à sua esperada participação, como anfitrião, no programa televisivo "Saturday Night Live", prevista para 08 de maio.

"A Dogecoin está a subir porque muitos investidores em moedas digitais não querem perder o entusiasmo que pode resultar de Elon Musk a apresentar o 'Saturday Night Live'. Também conhecido como o 'Dogefather' [um trocadilho com a palavra inglesa 'godfather', (padrinho)], Musk vai protagonizar sem dúvida um 'sketch' sobre moedas digitais, que provavelmente vai tornar-se viral durante dias e motivar ainda mais a sua legião de seguidores a procurar levar a Dogecoin até à Lua", escreveu hoje o analista Ed Moya, da Oanda.

Outros conhecidos investidores, como Mark Cuban, proprietário da equipa de basquetebol Dallas Mavericks, que joga na liga norte-americana, a NBA, já apoiaram publicamente a dogecoin.

Mas são vários os analistas a avisarem para o risco importante de investir numa moeda a que, inclusive os seus criadores, não davam qualquer valor intrínseco.

Leia Também: Empresa de Elon Musk mostra macaco a jogar 'Pong' com a mente

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório