Meteorologia

  • 13 MAIO 2021
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Edição

Maputo: Transportadores contra sistema automático de cobrança de bilhetes

Operadores de transportes coletivos na capital moçambicana estão a contestar o novo sistema automático de cobrança de bilhetes, alegando que na hora de receberem a receita por transferência bancária lhes são debitados valores que desconhecem.

Maputo: Transportadores contra sistema automático de cobrança de bilhetes
Notícias ao Minuto

18:26 - 04/05/21 por Lusa

Economia Moçambique

"Nós estamos a favor da bilhética, o que trouxe esta divergência é a forma como se implementou. Estamos a sofrer um desconto de 1,5 meticais [0,02 euros] por cada passageiro e isso é o que criou este desentendimento", disse hoje à Lusa Castigo Nhamane, presidente da Federação Moçambicana de Associações dos Transportes Rodoviários (Fematro).

Na segunda-feira, gerou-se o caos nas paragens de transportes de algumas rotas entre Maputo e Matola, com centenas de pessoas nas ruas e nem um autocarro, paralisados em contestação ao sistema, tendo sido retomadas hoje as atividades após um encontro com a vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo.

Segundo o presidente da Fematro, num memorando assinado em 2017 com o Governo, foi acordado que este pagaria um subsídio de transporte aos passageiros, no qual seria descontado o valor dos serviços da bilhética.

Mas o subsídio não foi introduzido e o desconto pelos serviços da bilhética é retirado do valor do transporte, isto é, das contas dos transportadores, de acordo com a fonte.

"A solução é voltar ao acordado em 2017, que haja um fundo que suporte estes custos que não podem ser tirados do transportador, que há tempos clama pela atualização da tarifa de transporte", concluiu Castigo Nhamane.

As conversações com o Governo para resolver o problema continuam na quinta-feira, com os transportadores a pedirem o reajuste da tarifa de transporte ou que se atribua o subsídio ao transportado.

Leia Também: Antigo dissidente da Renamo diz que Mariano Nhongo se vai render em breve

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório