Meteorologia

  • 10 MAIO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

Faturação do estacionamento em Portugal caiu 31,7% em 2020

A faturação em 2020 do aluguer de estacionamento em estrutura e da gestão de lugares em zonas reguladas à superfície caiu 31,7%, para 95 milhões de euros, segundo um estudo da Informa D&B hoje divulgado.

Faturação do estacionamento em Portugal caiu 31,7% em 2020
Notícias ao Minuto

13:52 - 04/05/21 por Lusa

Economia Informa D&B

O estudo, que abrangeu também Espanha, calcula que a queda de faturação no setor seja ainda superior no mercado ibérico, de 34%, para 820 milhões de euros.

Em 2020, segundo a consultora, Espanha representou 88% do mercado ibérico e registou uma descida de 33,9%, para 725 milhões de euros.

O volume de negócios associado ao aluguer de lugares de estacionamento em estrutura no mercado ibérico caiu 35,9%, para 572 milhões de euros, enquanto a gestão de lugares em zonas reguladas à superfície dominuiu 27,7%, representado 248 milhões de euros.

O estudo conclui que esta evolução negativa está diretamente relacionada com o impacto da pandemia da covid-19 na atividade económica e na mobilidade da população, afetando a procura de estacionamento nos aeroportos e nas infraestruturas de transportes terrestres.

"Em consequência do prolongamento da crise sanitária e dos seus impactos na economia, a recuperação em 2021 não será tão robusta como chegou a ser previsto há alguns meses atrás", ressalva a consultora, no estudo hoje divulgado.

Segundo os dados da empresa, no mercado ibérico, o conjunto do estacionamento em estrutura e do estacionamento em zonas reguladas à superfície é operado por cerca de mil empresas e grupos de empresas, que no final de 2020 exploravam 1,8 milhões de lugares, dos quais 1,5 milhões localizados em Espanha e 322 mil em Portugal.

A consultora prevê ainda uma intensificação do processo de concentração da oferta, devido às aquisições dos grandes grupos do setor, lembrando que, no ano passado, os cinco principais operadores detinham uma quota conjunta no mercado ibérico de 47%.

Leia Também: Lisboa vai disponibilizar 1.004 lugares de estacionamento para residentes

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório