Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Cimeira Social. Sindicatos ainda com "dúvidas sobre compromisso" dos 27

A Confederação Europeia de Sindicatos considera que a Cimeira Social do Porto será "um ponto de viragem fundamental" para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, mas adverte que "ainda existem dúvidas" quanto ao compromisso político nesse sentido.

Cimeira Social. Sindicatos ainda com "dúvidas sobre compromisso" dos 27
Notícias ao Minuto

06:05 - 04/05/21 por Lusa

Economia Cimeira Social

O secretário-geral da Confederação Europeia de Sindicatos (ETUC, na sigla em inglês), Luca Visentini, frisa que o plano de ação apresentado pela Comissão Europeia em março para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais é "muito bom", mas "ainda existem dúvidas sobre o compromisso e vontade dos Estados-membros para garantir que este plano de ação se torne realidade".

"Ainda nos está a faltar um compromisso claro dos Estados-membros e é por isso que consideramos que a Cimeira do Porto será um ponto de viragem fundamental" para a implementação do Pilar Social, sublinha, em entrevista à Lusa.

A ETUC espera, por isso, que todos os chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) "possam participar presencialmente" na Cimeira, agendada para 07 e 08 de maio, pois "uma cimeira destas em formato 'online' não terá sucesso".

Luca Visentini recorda a Cimeira Social de Gotemburgo (Suécia), em 2017, na qual estiveram presentes "todos os primeiros-ministros, exceto Angela Merkel [chanceler alemã], o que não enviou uma boa mensagem para a Europa e para os trabalhadores europeus".

"Desta vez gostaríamos mesmo de ver todos pessoalmente e de ter a possibilidade de falar com eles sobre as necessidades sociais da Europa", afirma o responsável da ETUC, que marcará presença na Cimeira.

Para Luca Visentini, "o verdadeiro desafio que estará em jogo" na Cimeira Social do Porto será precisamente "garantir que todos os Estados-membros e os parceiros sociais se comprometam a implementar o plano de ação" do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

A ETUC decidiu, por isso, organizar o que designou como "uma Cimeira de Sindicatos" na véspera da Cimeira Social, a 06 de maio, também no Porto, na qual prevê apresentar as suas propostas e ideias sobre a implementação do Pilar Social ao primeiro-ministro, António Costa, e à ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.

Esta será "uma boa ocasião" para "dar um impulso" às exigências dos sindicatos a nível europeu, assinala, sobretudo numa altura em que os parceiros sociais, incluindo a ETUC, estão a negociar com a presidência portuguesa do Conselho da UE "os conteúdos da declaração conjunta que deverá ser aprovada no final da Cimeira".

"É claro que vamos tentar garantir que o compromisso que sairá desta cimeira seja um compromisso forte", garante o responsável.

Além da assinatura da declaração conjunta no final da Cimeira Social, em 07 de maio, "será também muito importante que o Conselho informal de chefes de Estado e de Governo, que se realiza no dia seguinte, adote a mesma declaração.

Caso contrário, "haverá uma contradição entre as duas Cimeiras", o que poderá "prejudicar a possibilidade de ter um verdadeiro compromisso por parte de todos", adverte.

A Cimeira Social do Porto é considerada pelo Governo como o evento "central" da presidência portuguesa do Conselho da UE, que decorre neste primeiro semestre do ano.

O evento reunirá os chefes de Estado e de Governo, parceiros sociais e representantes das organizações de sociedade civil para chegar a um consenso político sobre a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, um conjunto de 20 princípios que visa contribuir para o progresso social através do apoio a mercados de trabalho e sistemas de proteção social justos e funcionais.

Leia Também: Cimeira Social. Pilar Social deve ser "bússola" para governação económica

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório