Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

'Invest in Alentejo' quer captar investimento através de quatro eixos

Os setores da aeronáutica, portos e logística, turismo e agroindústria são os quatro eixos que a região Alentejo vai promover internacionalmente, através de um programa que conta com um investimento de 900 mil euros, foi hoje divulgado.

'Invest in Alentejo' quer captar investimento através de quatro eixos
Notícias ao Minuto

13:23 - 03/05/21 por Lusa

Economia Alentejo

Promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), o programa "Invest in Alentejo", que envolve ainda vários parceiros, conta com uma duração de 24 meses.

A ADRAL explica, em comunicado, que este programa cofinanciado por fundos comunitários visa aumentar o reconhecimento internacional dos setores estratégicos do Alentejo, promover internacionalmente o potencial regional através das suas infraestruturas e fortalecer no estrangeiro os setores económicos existentes.

Esta ação, que visa ainda promover o Alentejo, nomeadamente os "setores chave" associados aos domínios da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI), espera incrementar processos de internacionalização das empresas e aumentar o reconhecimento internacional dos produtos e serviços, entre outras áreas.

Nesse sentido, o projeto tem como principal objetivo promover os principais equipamentos e recursos associados à região, tais como o Porto de Sines, Alqueva, Aeroporto de Beja, Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), parques de indústria aeronáutica de Évora, Beja e Ponte de Sor e o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), entre outros.

Liderado pela ADRAL, este projeto tem ainda como "parceiros cofinanciadores" os municípios de Ponte de Sor e de Sines, a administração dos Portos de Sines e Algarve, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), AICEP Global Parques, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) e a Comunidade Portuária e Logística de Sines.

De acordo com a ADRAL, estão previstas várias ações de promoção, entre as quais se destacam "'roadshows', reuniões B2B, missões externas, missões inversas, participação em feiras e certames internacionais, atração de 'startups' e empreendedores internacionais" para o Alentejo.

"Estas e outras ações contribuirão para o aumento global da visibilidade e atratividade desta zona do país, na ótica da captação do investimento e de acolhimento de novos investidores e residentes", pode ler-se no documento.

A primeira ação do projeto ocorreu com a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre a ADRAL e a Câmara de Ponte de Sor no dia 27 de abril, com vista a que esta última "assuma a liderança" da área da promoção internacional do setor aeroespacial.

O município de Ponte de Sor explica através de um comunicado que assegura esta responsabilidade no "contexto económico e empresarial que tem vindo a fomentar e potenciar" nos setores aeronáutico e aeroespacial.

"Além da existência do Aeródromo Municipal em Ponte de Sor, uma importante infraestrutura de apoio e desenvolvimento destas atividades, diversas medidas públicas têm contribuído para que esta infraestrutura seja canalizada para a atração de empresas e de investimento ligado à aeronáutica, ao espaço e à defesa com um conjunto alargado de atividades do centro de negócios da indústria aeronáutica aí existente", pode ler-se no documento.

"O objetivo tem sido contribuir para a internacionalização de empresas portuguesas e atrair 'players' internacionais para o tecido económico da região, quer através da presença em eventos do setor a nível mundial, quer pela conceção e realização anual do maior evento ibérico do setor, o Portugal Air Summit", acrescentam.

Leia Também: Migrantes vivem em habitações precárias no Alentejo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório