Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Exxon, Chevron e Eni regressam aos lucros com subida do preço do petróleo

A ExxonMobil e a Chevron, dos EUA, e a Eni, da Itália, anunciaram hoje resultados positivos, depois de fortes perdas em 2020, graças à subida dos preços do petróleo.

Exxon, Chevron e Eni regressam aos lucros com subida do preço do petróleo
Notícias ao Minuto

23:59 - 30/04/21 por Lusa

Economia Petróleo

Com alguns países a aliviarem as restrições ligadas à contenção da pandemia e a aceleração das campanhas de vacinação, a atividade económica está a recuperar, o que se traduz no amento do consumo de energia.

As cotações do petróleo estão a beneficiar com esta evolução conjuntural, que levou o preço do barril Brent, do Mar do Norte, a atingir os 61,1 dólares, em média, durante o trimestre, o que compara com os 50,1 dólares do mesmo período do ano passado e os 44,2 dólares do quarto trimestre de 2020.

Esta recuperação encheu os cofres das petrolíferas, com a ExxonMobil a apresentar lucros de 2,7 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros) entre janeiro e março, a Chevron 1,38 mil milhões de dólares (1,15 mil milhões de euros) e a Eni 856 milhões de euros (712 milhões de euros)???.

A tendência foi a mesma de outros nomes relevantes deste setor, que têm divulgado resultados nos últimos dias, com lucros elevados da BP (4,7 mil milhões de dólares, 3,9 mil milhões de euros), Shell (5,7 mil milhões de dólares, 4,74 mil milhões de euros) ou ainda a Total (3,3 mil milhões de dólares, 2,74 mil milhões de euros).

Esta subida dos lucros tem sido alimentada pela dos preços, mas também pela redução de custos, que incluem despedimentos massivos e redução drástica de investimentos.

Leia Também: Wall Street fecha semana em baixa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório