Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

OIT apelou à união de esforços para construir mundo laboral justo e digno

O diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, apelou hoje aos trabalhadores, empregadores, governos e organizações internacionais, para que unam esforços, para construir "um mundo do trabalho com justiça e dignidade para todos".

OIT apelou à união de esforços para construir mundo laboral justo e digno
Notícias ao Minuto

21:40 - 30/04/21 por Lusa

Economia 1.º de Maio

O apelo foi feito numa declaração emitida por Guy Ryder, a propósito do Dia Internacional do Trabalhador, que se comemora no sábado.

Na declaração, divulgada pelo escritório da OIT em Lisboa, Guy Ryder salientou os efeitos nocivos da pandemia no mundo laboral.

"Este ano celebramos de novo o 1.º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, sob a sombra da pandemia da covid-19. A pandemia teve efeitos devastadores no mundo do trabalho, destruindo empregos, empresas e meios de subsistência, atirando milhões de pessoas para a pobreza e provocando um retrocesso no desenvolvimento mundial", afirmou.

O diretor geral da OIT salientou que a crise pandémica "atingiu mais duramente as pessoas mais fracas e as mais vulneráveis, tornando um mundo desigual ainda mais desigual".

"A pandemia e as suas consequências são uma contundente chamada de atenção para a interdependência global", considerou.

Esta realidade "aplica-se tanto à saúde como à nossa vida profissional. Ninguém está a salvo até que todos estejam a salvo", acrescentou Guy Ryder.

O responsável defendeu que a solidariedade é a chave para a sobrevivência e prosperidade comum, dentro e fora das fronteiras de cada país.

"Ao enfrentarmos a crise atual e ao olharmos para o futuro, uma coisa é evidente: precisamos de uma recuperação centrada no ser humano, com justiça e equidade, uma recuperação sustentável e que não deixe ninguém para trás", disse.

Leia Também: UGT vai pedir audiência ao Governo sobre reestruturação no Santander

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório