Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Endesa aplica 727 milhões em projetos de transição energética em Portugal

A Endesa anunciou hoje que vai aplicar 727 milhões de euros em projetos de transição energética em Portugal, no âmbito dos Fundos Europeus de Recuperação.

Endesa aplica 727 milhões em projetos de transição energética em Portugal
Notícias ao Minuto

13:58 - 30/04/21 por Lusa

Economia Endesa

Num comunicado, hoje divulgado, a empresa espanhola precisa que os mecanismos de conversão das centrais a carvão de Teruel em Espanha e do Pego em Portugal também são o foco das iniciativas apresentadas.

"O CEO (Chief Executive Officer, presidente executivo) da Endesa, José Bogas, atualiza a estratégia da empresa para fundos de recuperação europeus e revela que a Endesa aumenta o valor agregado de todos os 122 projetos apresentados ao Governo para 23.300 milhões de euros, mais 22% do que os 19.000 milhões de euros iniciais", refere o comunicado.

Além destes projetos em Portugal, as iniciativas apresentadas hoje na assembleia-geral de acionistas pela Endesa focam-se nas energias renováveis, redes inteligentes, transportes sustentáveis, renovação e eficiência de edifícios, hidrogénio verde, mecanismos de armazenamento e flexibilidade".

Também durante a assembleia-geral, a Endesa "assumiu hoje mais um marco importante na sua estratégia de descarbonização, que já previa o objetivo de atingir 80% de toda a sua produção de eletricidade livre de emissões de CO2 até ao final da década", adianta.

A empresa também se comprometeu com "a descarbonização do negócio de produção de eletricidade em Espanha, que absorverá 4.500 milhões de euros nos próximos cinco anos para encerrar cinco centrais - duas já encerradas em 2020, duas previstas para 2021 e a última em 2027 - e construir até 5.720 megawatts de energia renovável".

"Esta carteira de projetos vai ajudar muito na recuperação do nosso país, criando 214 mil empregos acumulados e redução de emissões estimadas em 13,6 milhões de toneladas de CO2 por ano. Já o somos, mas seremos também, sem dúvida, um dos principais investidores industriais em Espanha nos próximos três anos e um dos principais motores da recuperação económica", destacou Bogas na sua intervenção, segundo o comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório