Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Confiança dos consumidores e clima económico sobem "significativamente"

O indicador de confiança dos consumidores subiu, em abril, para níveis verificados no início da pandemia. Já o clima económico está num patamar que supera "ligeiramente" o observado no mês em que a Covid-19 chegou a território nacional (março de 2020).

Confiança dos consumidores e clima económico sobem "significativamente"
Notícias ao Minuto

09:34 - 29/04/21 por Notícias ao Minuto

Economia INE

Abril trouxe boas notícias. Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram "significativamente" neste mês que agora está quase a terminar e que ficou marcado pelo desconfinamento

"Em abril, o indicador de confiança dos consumidores aumentou significativamente, à semelhança do mês anterior, aproximando-se do nível observado em março de 2020", adianta o INE. 

Quer isto dizer que o nível de confiança dos consumidores voltou a subir para o patamar verificado no início da pandemia. 

Também o indicador de clima económico aumentou "de forma expressiva em março e abril", superando ligeiramente o nível observado no início da pandemia, em março de 2020, de acordo com o INE. 

"Em abril, os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas, no Comércio e nos Serviços", adianta a agência de estatísticas.

O INE explica ainda que a melhoria dos indicadores de confiança e de clima em março e abril ocorreu num "contexto de abrandamento significativo dos efeitos sobre a saúde pública da pandemia Covid-19 face ao observado nos meses anteriores". 

O Governo aprova hoje medidas para a última fase do plano de desconfinamento que deverão incluir o regresso dos grandes eventos exteriores, de todas as modalidades desportivas e o levantamento de restrições horárias dos restaurantes, cafés e pastelarias.

[Notícia atualizada às 09h43]

Leia Também: AO MINUTO: Alívio de restrições aprovado hoje; 1.º evento-teste em Braga

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório