Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

CFP: Política económica expansionista altera-se a partir de 2023

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) considera que a partir de 2023 a política económica expansionista atual será alterada e passará a ser mais restritiva, numa análise ao Programa de Estabilidade (PE) 2021-2025 hoje publicado.

CFP: Política económica expansionista altera-se a partir de 2023
Notícias ao Minuto

12:00 - 28/04/21 por Lusa

Economia CFP

"A necessidade de retomar uma trajetória de ajustamento compatível com os requisitos orçamentais do Pacto de Estabilidade e Crescimento determinam a partir de 2023 a concretização de uma política orçamental de natureza restritiva e contra cíclica, ainda que ténue", pode ler-se na análise ao PE.

A instituição presidida por Nazaré da Costa Cabral sinaliza que essa mudança está "refletida numa variação média do saldo primário estrutural programado de 0,3 p.p. do PIB e do hiato do produto [diferença entre PIB observado e estimativa do potencial face ao produto potencial] de 0,5 p.p. do PIB".

"A resposta à crise pandémica implicou em 2020 e 2021 a adoção de uma postura expansionista e contra cíclica da política orçamental, perspetivando-se nos anos seguintes uma alteração dessa posição", referem os economistas do CFP no texto hoje publicado.

A partir de 2023, caso não existam alterações às regras orçamentais da Comissão Europeia, a previsão de médio prazo do Governo presentes no PE "aponta para uma recuperação da trajetória de ajustamento orçamental aquém do cumprimento dos requisitos orçamentais do PEC [Pacto de Estabilidade e Crescimento]".

Leia Também: Aberta investigação a Boris Johnson por causa de obras em apartamento

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório