Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 25º

Reforços orçamentais 'devolvem' 8,6 milhões às cativações em fevereiro

Vários reforços orçamentais reverteram em fevereiro 8,6 milhões de euros das verbas libertadas pelas Finanças em janeiro, de acordo com a Direção-Geral do Orçamento (DGO) e esclarecimentos do ministério à Lusa.

Reforços orçamentais 'devolvem' 8,6 milhões às cativações em fevereiro
Notícias ao Minuto

10:17 - 27/04/21 por Lusa

Economia OE2021

Em janeiro, as Finanças tinham descativado 95,6 milhões de euros dos 1.014,7 milhões de cativos e reserva previstos no Orçamento do Estado para 2021.

Porém, de acordo com os dados da DGO divulgados na segunda-feira, em fevereiro, esse valor tinha revertido para 87 milhões de euros, algo contrário à habitual lógica de libertação progressiva de verbas ao longo do ano.

Fonte oficial do Ministério das Finanças disse à Lusa que a diferença "resulta da própria dinâmica do início do ano em resultado da possibilidade de serem efetuados reforços orçamentais, com os respetivos cativos adicionais, por gestão flexível decidida por cada tutela setorial".

Segundo as Finanças, "essa possibilidade está consagrada desde há vários anos nos decretos-lei".

"Assim sendo, o efeito não resulta de decisões que partam do Ministério das Finanças, mas sim da normal dinâmica da execução orçamental", refere ainda a mesma fonte.

De acordo com a Síntese da Execução Orçamental divulgada na segunda-feira, no total de cativos e reserva orçamental inicial de 2021 (1.014,7 milhões de euros), estavam ainda retidos 927,7 milhões, o que significa que foram libertados, até fevereiro, 87 milhões de euros.

A reserva orçamental constitui uma cativação de um montante específico nos programas orçamentais, e estão excluídas da aplicação da reserva as entidades pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde e ao Ensino Superior.

Já uma cativação é uma retenção de parte dos montantes orçamentados para os serviços e organismos do Estado, cuja libertação dessas verbas (descativação) é normalmente sujeita à autorização ministerial.

Leia Também: PRR: Plataforma da A23 e A25 crítica retirada do IC31 e IC6 do plano

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório