Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

China investiga empresa Meituan por comportamento monopolista

O regulador de mercado da China disse hoje que lançou uma investigação sobre a empresa de entregas ao domicílio Meituan, por suspeita de comportamento monopolista.

China investiga empresa Meituan por comportamento monopolista
Notícias ao Minuto

15:18 - 26/04/21 por Lusa

Economia China

A investigação ocorre numa altura de crescente escrutínio sobre as firmas do setor da Internet na China, por suspeita de práticas anticoncorrenciais.

A Administração Estatal de Regulação do Mercado disse em comunicado que está a examinar as práticas do Meituan, incluindo acordos de exclusividade conhecidos como "escolha um entre os dois".

Estas práticas são comuns na China, onde os provedores de comércio eletrónico por vezes forçam os comerciantes a vender exclusivamente os seus produtos e serviços apenas através da sua plataforma 'online'.

O Meituan concorre com a plataforma de entrega de alimentos Ele.me, que pertence ao grupo Alibaba.

A empresa disse em comunicado que vai cooperar ativamente com as autoridades, para melhorar a conformidade e proteger os direitos dos consumidores. Os vários negócios da empresa estavam a "operar normalmente", segundo o documento.

O grupo Alibaba, a maior empresa de comércio eletrónico da China, foi também investigada, no ano passado, por práticas anticoncorrenciais, e multado em 2,8 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros), no início deste mês.

A afiliada financeira do grupo, a Ant Group, foi obrigada a reestruturar-se como uma 'holding' financeira e obedecer a regras mais rígidas, como parte de uma reforma, depois de a sua entrada em bolsa ter sido suspensa.

As autoridades ordenaram recentemente que 34 empresas do setor da Internet -- incluindo a 'gigante' dos jogos Tencent Holdings e a empresa de comércio eletrónico Pinduoduo -- retificassem quaisquer práticas anticoncorrenciais no espaço de um mês.

O Governo divulgou diretrizes antimonopólio em fevereiro com o objetivo de acabar com práticas como contratos de exclusividade e o uso de subsídios para ganhar participação de mercado e eliminar concorrentes.

Na semana passada, o Meituan arrecadou quase 10 mil milhões de dólares (8,2 mil milhões de euros), com a venda de títulos conversíveis e ações adicionais, com planos para investir esses fundos no desenvolvimento e expansão de tecnologias de entrega.

Leia Também: Covid-19: China regista caso importado de Timor-Leste

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório