Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Atividade na zona euro cresceu em abril pelo 2.º mês consecutivo

A atividade na zona euro cresceu em abril pelo segundo mês consecutivo e ao ritmo mais rápido desde julho do ano passado, graças à forte recuperação da produção industrial e à retomada do crescimento dos serviços, foi hoje anunciado.

Atividade na zona euro cresceu em abril pelo 2.º mês consecutivo
Notícias ao Minuto

11:27 - 23/04/21 por Lusa

Economia Markit

A estimativa 'flash' do PMI (Purchasing Managers' Index) composto da zona euro da empresa de consultadoria Markit, publicado hoje, subiu para 53,7 pontos em abril, contra 53,2 pontos em março, afastando assim gradualmente dos 50 pontos que separam o crescimento da contração.

Por detrás desta retoma está a força da produção industrial, que cresceu pelo décimo mês consecutivo e a um ritmo recorde no historial do inquérito.

Em abril também aumentou a atividade no setor dos serviços, pela primeira vez desde agosto de 2020, embora tenha sido um aumento "muito modesto" devido à manutenção de medidas restritivas para conter a propagação da pandemia.

A Markit destaca como "sinais promissores" o aumento das encomendas, que atingiu o nível mais alto desde setembro de 2018, e das encomendas pendentes.

O emprego cresceu pelo terceiro mês consecutivo, ao ritmo mais rápido desde novembro de 2018, principalmente devido ao dinamismo do setor transformador, e os preços, tanto de custo como de venda, também recuperaram.

Olhando para o futuro, as expectativas estavam no ponto mais alto desde 2012, na esperança de uma melhoria da situação.

Leia Também: Fim da isenção do ISV agrava crise no setor, diz a ANECRA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório