Meteorologia

  • 09 MAIO 2021
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

BCE mantém taxas de juro em mínimos

O Banco Central Europeu (BCE) deixou hoje as taxas de juro inalteradas e manteve o conjunto das medidas adotadas para apoiar a economia, indica o comunicado divulgado após a reunião do Conselho de Governadores.

BCE mantém taxas de juro em mínimos
Notícias ao Minuto

13:18 - 22/04/21 por Lusa

Economia Euro

As taxas de juro continuam em mínimos históricos, como era esperado. A principal taxa de refinanciamento mantém-se em zero, enquanto a taxa de depósitos permanece em -0,50% e a taxa de facilidade marginal de crédito fica em 0,25%.

O BCE vai ainda continuar as compras de dívida a um ritmo acelerado, no âmbito do programa de emergência lançado há um ano para atenuar os efeitos da pandemia de covid-19 na zona euro.

O volume do programa de compra de dívida de emergência (PEPP) lançado em março de 2020 atinge agora 1,85 biliões de euros, depois de ter sido reforçado na reunião do BCE de dezembro e de a sua duração ter sido prolongada até março de 2022.

"O Conselho de Governadores prevê que as compras no quadro do PEPP continuem no trimestre em curso a um ritmo significativamente mais elevado do que nos primeiros três meses deste ano", refere o comunicado.

Após um aumento dos juros da dívida soberana da zona euro em dezembro, o BCE considerou em março que seria justificado levar a cabo "um aumento significativo" do ritmo de aquisições no segundo trimestre deste ano.

Esta intervenção contribuiu para um abrandamento no mercado obrigacionista após a agitação suscitada no início do ano pelos receios de um sobreaquecimento da economia norte-americana.

Desde março, o montante semanal de compras líquidas de ativos ao abrigo do PEPP ronda os 17 mil milhões de euros, em média, quando rondava os 12 mil milhões em janeiro e fevereiro.

Leia Também: BCE reúne-se hoje, mas os mercados não esperam quaisquer decisões

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório