Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Financiamento do Estado foi de 2,6 mil milhões nos dois primeiros meses

O financiamento das administrações públicas foi de 2.600 milhões de euros nos dois primeiros meses de 2021, valor que compara com 400 milhões de euros negativos em igual período de 2020, informou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Financiamento do Estado foi de 2,6 mil milhões nos dois primeiros meses
Notícias ao Minuto

12:41 - 22/04/21 por Lusa

Economia Banco de Portugal

Segundo os dados do BdP, desde o início do ano as administrações públicas financiaram-se junto do exterior em 2.600 milhões de euros e junto de outros residentes em 500 milhões de euros.

Em contrapartida, o financiamento das administrações públicas junto de bancos residentes totalizou -400 milhões de euros.

O financiamento através de títulos foi de 4.200 milhões de euros. Em compensação, verificou-se um financiamento através de empréstimos líquidos de depósitos de -1.600 milhões de euros.

O financiamento das administrações públicas é uma estatística mensal que mede as necessidades de financiamento líquidas do setor, isto é, as variações de passivos em títulos e empréstimos deduzidos da variação dos ativos em depósitos e títulos de dívida.

Sendo um indicador apresentado como uma variação acumulada desde o início de cada ano, um valor negativo significa que, em termos líquidos, no período em questão, as administrações públicas amortizaram dívida ou, em alternativa, aumentaram as suas aplicações em ativos financeiros.

O BdP atualiza as estatísticas relativas ao financiamento das administrações públicas em 20 de maio.

Leia Também: Novo recorde. Endividamento sobe para 751,4 mil milhões até fevereiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório