Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Saldo da balança corrente e de capital soma 169 milhões até fevereiro

O saldo conjunto da balança corrente e de capital foi de 169 milhões de euros nos dois primeiros meses de 2021, acima dos 155 milhões de euros no mesmo período de 2020, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Saldo da balança corrente e de capital soma 169 milhões até fevereiro
Notícias ao Minuto

11:53 - 21/04/21 por Lusa

Economia BdP

Segundo o banco central, "os excedentes observados nas balanças de serviços, rendimento secundário e de capital superaram os défices da balança de bens e de rendimento primário".

"O défice da balança comercial diminuiu, pois a redução do défice da balança de bens, no valor de 1.408 milhões de euros, ultrapassou a diminuição do excedente da balança de serviços em 1.256 milhões de euros", apontam as estatísticas da 'Balança de Pagamentos' do BdP.

"Esta diminuição -- acrescenta -- foi maioritariamente justificada pelo decréscimo acentuado do saldo da rubrica viagens e turismo, no montante de 1.032 milhões de euros".

Em fevereiro, as exportações de bens e serviços diminuíram 12,7% em termos homólogos, "fortemente influenciadas pela evolução nos serviços (45,9%)".

Em queda, de 14,7%, estiveram também as importações de bens e serviços (11,2% nos bens e 30,9% nos serviços).

O BdP destaca a redução do saldo das viagens e turismo, em 564 milhões de euros, resultante de quebras de 76,9% nos créditos e de 60,4% nos débitos.

Nos dois primeiros meses do ano, o défice da balança de rendimento primário reduziu-se em 72 milhões de euros relativamente ao período homólogo, para 208 milhões de euros, tendo esta diminuição do défice sido, "em grande medida, justificada pelo aumento do recebimento de rendimentos de investimento de entidades não residentes".

Por outro lado, o excedente da balança de rendimento secundário decresceu 225 milhões de euros, sobretudo devido à evolução das transferências correntes, designadamente pelo aumento da contribuição nacional para o orçamento da União Europeia.

Até fevereiro, o saldo da balança financeira registou um aumento dos ativos líquidos de Portugal face ao exterior no valor de 350 milhões de euros.

Segundo o BdP, "esta subida deveu-se ao contributo positivo da diminuição de passivos do Banco de Portugal junto do Eurosistema e da diminuição de depósitos de não residentes nos bancos portugueses".

Em sentido contrário, observou-se um aumento de passivos, com o investimento por parte de não residentes em títulos de dívida pública portuguesa, e uma diminuição dos ativos dos bancos portugueses, em títulos de dívida, emitidos por Estados-Membros da União Monetária.

As estatísticas da balança de pagamentos serão atualizadas em 19 de maio.

Leia Também: Preços de produtos importados por Cabo Verde aumentam 1,8% em março

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório