Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

TAP vai convidar mais 400 a 500 trabalhadores a sair, avisa o Governo

Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações avisa que a companhia aérea tem, neste momento, a necessidade de "ter mais saídas".

TAP vai convidar mais 400 a 500 trabalhadores a sair, avisa o Governo
Notícias ao Minuto

09:10 - 21/04/21 por Notícias ao Minuto

Economia TAP

Depois das medidas voluntárias, a TAP prepara-se para mais saídas. O secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, adiantou que em cima da mesa estão entre 400 e 500 trabalhadores. 

"Há cerca de 760 pessoas que foram aceites [pelas saídas voluntárias] (...) e algumas dezenas em análise. Há neste momento necessidade de a TAP ter mais saídas, entre 400 e 500", disse o secretário de Estado, em entrevista à RTP3 na terça-feira, avisando que será a TAP a apresentar aos trabalhadores a "apresentar as opções à escolha". 

Ou seja, trata-se de uma "situação inversa" face à que se registou até então com as medidas voluntárias. 

Terminou na semana passada a segunda, e última fase, de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. 

A TAP anunciou que iria iniciar uma "nova e última vaga" de adesão a rescisões por mútuo acordo, reformas e pré-reformas, depois de ter registado cerca de 690 adesões ao programa voluntário de medidas laborais.

Contas da companhia apontam que a grande maioria destas adesões, 70%, são referentes a rescisões por mútuo acordo, 14% a trabalho em tempo parcial, 8% a passagens à situação de reforma, 6% a pré-reformas e as restantes a licenças sem retribuição.

"TAP não está em condições de ajudar mais a Groundforce"

O Governo reconhece que os salários dos trabalhadores da Groundforce em maio poderão estar em risco, uma vez que a TAP não tem condições de voltar a ajudar a empresa, disse o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes.  

"Vamos esperar que não cheguemos a uma situação em que o cenário de insolvência se possa colocar, mas o que podemos dizer é que a TAP não está em condições de ajudar mais a Groundforce. Isso é claro", referiu Hugo Santos Mendes, na mesma entrevista.

Leia Também: "TAP não está em condições de ajudar mais a Groundforce", diz o Governo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório