Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PAC. Plano vai promover desenvolvimento dos territórios rurais

O Ministério da Agricultura assegurou hoje que o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) vai promover o desenvolvimento dos territórios rurais e garantir o abastecimento alimentar.

PAC. Plano vai promover desenvolvimento dos territórios rurais
Notícias ao Minuto

15:37 - 19/04/21 por Lusa

Economia PAC

O Conselho de Acompanhamento da Política Agrícola Comum (PAC) vai hoje reunir-se para discutir o PEPAC, que se encontra em elaboração.

"O PEPAC prossegue três grandes objetivos gerais: garantir o abastecimento alimentar, contribuir para a prossecução de objetivos ambientais e climáticos e promover o desenvolvimento socioeconómico dos territórios rurais", afirmou, citada em comunicado, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

A estratégia vai assim passar pela promoção de uma "gestão ativa" do território, baseada numa produção agrícola e florestal "inovadora e sustentável".

Segundo o Governo, as intervenções vão dar resposta aos objetivos da PAC e têm como base a modernização do setor.

O objetivo inclui a promoção da transição para práticas que minimizem os impactos ambientais e que reforcem o contributo ambiental para o desenvolvimento sustentável.

Por outro lado, pretende-se promover o desenvolvimento dos territórios rurais, "alicerçado, nomeadamente, na agricultura familiar, na pequena agricultura e nas cadeias curtas, assegurando um rendimento justo ao produtor e um preço justo ao consumidor".

No documento, Maria do Céu Antunes perspetivou ainda que o primeiro rascunho do PEPAC para Portugal deverá ser apresentado no verão, reiterando que é, para isso, "fundamental" a conclusão da reforma da PAC durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Leia Também: Já há data para atuações de Foo Fighters, The National e Liam Gallagher

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório