Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Governo pretende melhorar condições da pesca e das suas comunidades

O Governo quer melhorar as condições da pesca e das comunidades piscatórias, estabelecendo parcerias com universidades e criando processos de gestão participados, segundo a proposta de Lei das Grandes Opções para 2021-2025.

Governo pretende melhorar condições da pesca e das suas comunidades
Notícias ao Minuto

17:46 - 16/04/21 por Lusa

Economia Grandes Opções

Entre as prioridades definidas pelo executivo, no que concerne ao mar, destaca-se a melhoria das "condições de exercício da pesca e das comunidades piscatórias, através do estabelecimento de parcerias com universidades, e da criação de processos de gestão participados".

O objetivo passa assim por melhorar a competitividade do setor, através da simplificação de procedimentos e da valorização do pescado, assegurando a criação de emprego e a coesão social.

Deste processo, segundo o documento aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros, podem decorrer "possíveis soluções" para a diversificação das atividades marítimas e para a dinamização das comunidades.

"Prevê-se dar continuidade à realização regular de campanhas científicas e ao Programa Nacional de Recolha de Dados, para estimativa do estado dos recursos e implementação das medidas adequadas à sua exploração sustentável", acrescentou.

Por outro lado, estima-se a reestruturação da frota, "adequando-a aos recursos disponíveis".

Entre as medidas apresentadas está também a criação de um programa de incentivos à transição energética das embarcações de pesca, através da requalificação e compra de novas embarcações, bem como a aposta na modernização e digitalização do setor.

Leia Também: Grandes Opções: Despesa na área do ambiente ultrapassa 4 mil milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório