Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Petrobras devolverá área de extração de petróleo no Brasil

A petrolífera brasileira Petrobras informou hoje que pretende devolver à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador do Brasil, a área sudeste do campo de Libra devido ao "baixo potencial" de produção de petróleo.

Petrobras devolverá área de extração de petróleo no Brasil
Notícias ao Minuto

16:59 - 16/04/21 por Lusa

Economia Petrobras

A Petrobras, que lidera o consórcio com outras quatro empresas responsáveis pela extração de petróleo no bloco de Libra, destacou, em comunicado, que "desde o início das atividades de avaliação do Bloco de Libra, a área Sudeste, um compartimento distinto das demais, era identificada como área de baixo potencial" e "a conclusão do processamento dos dados obtidos confirmou esta expectativa".

A Petrobras também frisou que a devolução da área está de acordo com o Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) e acontece "após a Declaração de Comercialidade da área Noroeste de Libra que deu origem ao atual Campo de Mero, terceiro maior campo produtor do pré-sal".

"A fase exploratória de avaliação da descoberta dessa área continuará até março de 2025", acrescentou a empresa.

O bloco de Libra, localizado na bacia marinha de Santos e a cerca de 200 quilómetros do litoral do estado brasileiro do Rio de Janeiro, é uma das áreas mais valorizadas do pré-sal, nome dado a maior reserva de petróleo do Brasil em águas profundas abaixo de uma camada de sal de dois quilómetros de profundidade no litoral do país.

O consórcio que faz a gestão do bloco de Libra é liderado pela Petrobras (40%) e formado pelas multinacionais Shell (20%) e Total (20%), Corporação Nacional de Petróleo da China (10%) e Corporação Nacional de Petróleo Offshore da China (10%).

Leia Também: Tribunal brasileiro absolve Dilma Rousseff dos danos causados à Petrobras

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório