Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

 Portugueses vão mais às lojas este ano, revela estudo

Número médio diário de compradores cresceu 20% em relação à média diária do ano anterior.

 Portugueses vão mais às lojas este ano, revela estudo
Notícias ao Minuto

09:41 - 16/04/21 por Notícias ao Minuto

Economia Lojas

Os portugueses têm estado mais presentes nas lojas este ano, verificando-se o número médio diário de compradores acima de 20% em relação à média diária do ano anterior, segundo um estudo da Kantar divulgado na quinta-feira.

"O número médio de compradores aumentou gradualmente conforme a evolução dos casos diários, ou seja, a diminuição do número de casos levou a mais idas às compras de produtos de grande consumo. A maior afluência e presença nas lojas poderá estar relacionada com uma maior experiência e capacidade em lidar com a pandemia e as medidas impostas", refere a 'manufacturers sector director' da Kantar, Marta Santos, citada num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Segundo o mesmo estudo, os efeitos provocados pela pandemia levaram à descentralização dos canais de compra, com o online e os canais tradicionais a ganharem terreno face aos supermercados.

Confinamento impulsionou o online

No caso do online, o confinamento foi a "rampa de lançamento, com o canal a crescer principalmente via novos compradores", segundo o mesmo estudo.

"Só nos dois primeiros meses do ano, quase dois em cada dez lares portugueses fizeram uma compra online em bens de grande consumo e houve agora mais 148 mil lares a escolher este canal face ao primeiro confinamento", pode ler-se.

Os dados de compra utilizados nesta análise são baseados no painel de lares da Kantar, que inclui uma amostra de 4.000 lares representativos de Portugal continental, dispersos em mais de mil pontos de sondagem.

Leia Também: PRR tem 7.700 milhões para apoios diretos e indiretos às empresas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório