Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

BdP estende expectativas de supervisão sobre riscos climáticos

O Banco de Portugal (BdP) decidiu estender às instituições de crédito "menos significativas" as expectativas de supervisão para a gestão dos riscos climáticos e ambientais definidas pelo Banco Central Europeu, até agora aplicáveis apenas às entidades "mais significativas".

BdP estende expectativas de supervisão sobre riscos climáticos
Notícias ao Minuto

11:33 - 15/04/21 por Lusa

Economia BdP

"De modo a garantir um tratamento consistente e equilibrado entre entidades supervisionadas, o Banco de Portugal decidiu que as expectativas de supervisão para a gestão dos riscos climáticos e ambientais definidas pelo Banco Central Europeu para as instituições de crédito significativas, no quadro do Mecanismo Único de Supervisão, devem ser estendidas às instituições de crédito menos significativas", lê-se numa carta circular constante do Boletim Oficial do BdP, hoje divulgado.

Para o banco central, é "essencial que as instituições de crédito menos significativas, sob sua supervisão direta, assegurem uma adequada identificação, medição e mitigação dos riscos climáticos e ambientais, de forma proporcional à natureza, escala e complexidade das atividades e riscos relacionados a que estão expostas".

Na carta circular, o BdP salienta que "a identificação e a avaliação dos riscos climáticos e ambientais constitui um dos eixos prioritários definidos no Compromisso do Banco de Portugal com a Sustentabilidade e o Financiamento Sustentável".

"Os riscos climáticos e ambientais assumem uma relevância crescente para a atividade bancária, dadas as suas características distintas face aos fatores tradicionais de risco a que o sistema bancário está exposto", sustenta, considerando que, "devido à incerteza e ao horizonte temporal em que podem materializar-se, estes riscos requerem especial atenção".

De acordo com o BdP, será ainda previsto um período de transição para a aplicação destas normas.

Leia Também: Alinhado com NATO, Portugal deixa Afeganistão mas mantém apoio

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório