Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

POR Lisboa financia 142 projetos inovadores de empresas com 40 milhões

O Programa Operacional Regional (POR) de Lisboa aprovou um pacote de 40 milhões de fundos europeus para apoiar 142 novos investimentos empresariais inovadores na Área Metropolitana de Lisboa (AML), anunciou hoje o Ministério da Coesão Territorial (MCT).

POR Lisboa financia 142 projetos inovadores de empresas com 40 milhões
Notícias ao Minuto

11:57 - 14/04/21 por Lusa

Economia Lisboa

Os 40 milhões agora aprovados, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), fazem parte de um previsto investimento global de quase 60 milhões de euros, acrescentou.

Segundo o Ministério, estes apoios destinam-se a 142 novos investimentos "tão diversos como projetos de inovação dos processos produtivos, novos ou melhorados produtos e serviços a colocar no mercado; projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico; e projetos de que visam a internacionalização das empresas".

"Estes novos apoios vêm dar resposta a uma grande procura das empresas portuguesas por novas áreas de investimento e negócio, e representam um estímulo à competitividade da economia nacional", é salientando, numa nota, pelo MCT.

Ainda segundo o Governo, o investimento empresarial é, tal como as áreas da Saúde e Social, um objetivo prioritário na fase final do quadro comunitário Portugal 2020, "que será mantido no futuro quadro comunitário Portugal 2030".

Entre as atividades aprovadas estão "soluções biológicas para o setor agroalimentar; tecnologias da informação; inovação e aplicação tecnológica no âmbito da automação, da inteligência artificial, da monitorização e sensorização inteligentes, aplicadas tanto a novas áreas de negócio como a setores tradicionais de atividade".

Segundo o MCT, até ao final de janeiro de 2021 estavam aprovados cerca de 19.500 projetos empresariais no âmbito dos Sistemas de Incentivos do PT 2020, financiados pelo Compete 2020 e pelos Programas Operacionais Regionais, representando "um investimento total de 12,7 mil milhões de euros, suportado por fundos europeus em 6,2 mil milhões de euros, dos quais 3,5 mil milhões (60%)" já foram pagos.

Leia Também: Laboratório Ibérico de Nanotecnologia com verba para empresas inovadoras

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório