Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Jovens, estas são as 'soft skills' mais valorizadas pelos empregadores

Tanto no acesso a estágios como ao primeiro emprego.

Jovens, estas são as 'soft skills' mais valorizadas pelos empregadores
Notícias ao Minuto

15:24 - 13/04/21 por Notícias ao Minuto

Economia empregadores

A entrada no mercado de trabalho pode ser um desafio, mas há algumas competências valorizadas pelos empregadores que os mais jovens devem conhecer, uma vez que podem ajudar a que sejam escolhidos entre vários candidatos. 

Atitude, empatia, flexibilidade e capacidade adaptação e o pensamento crítico são as características mais valorizadas pelos empregadores, de acordo com a Adecco. 

  1. Atitude – "A atitude com positivismo. Podemos abordar uma questão como um problema ou um desafio: o problema tende a desgastar, o desafio tende a ser interessante de perceber e ultrapassar. Um desafio abordado com coragem e ambição para ser ultrapassado é uma atitude diferenciadora que as entidades valorizam muito. A questão do desafio é individual e interior, não é da empresa ou de fatores externos."
  2. Empatia – "Boa capacidade de relacionamento, de ter uma escuta ativa, perceber o que está do lado do outro e depois conseguir comunicar, interagir, negociar. E necessário ter capacidade de negociação para colocar as ideias em prática. Estes perfis têm um potencial de banda larga, pois podem ser integrados em equipas em qualquer área."
  3. Flexibilidade e capacidade de adaptação – "Sempre foram competências valorizadas, mas nesta fase mais ainda. Numa altura em que as equipas tendem a ser mais pequenas e as empresas têm necessidade de alocar recursos, um perfil flexível, que não resiste à mudança, com mente aberta para abraçar funções destaca-se perante quem contrata."
  4. Pensamento crítico e fora da ‘caixa’ – "Não dar como adquirido o que está como instituído e questionar é uma forma de incentivar a inovação, mas que só tem impacto desde que venha acompanhado de resiliência: sempre que estamos perante uma mudança, estamos perante obstáculos e o ser humano que, por natureza, não gosta de fazer mudança. Portanto se temos pensamento crítico, se não formos resilientes não vamos conseguir implementar as nossas ideias e melhorar os processos das nossas empresas."

Leia Também: Lay off travou subida de desemprego a Norte de 7% para 25%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório