Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Acionistas da Petrobras aprovam destituição do presidente Castello Branco

Os acionistas da estatal brasileira Petrobras aprovaram na segunda-feira a destituição do presidente, Roberto Castello Branco, do cargo no Conselho de Administração, naquele que é o primeiro passo para a eleição de uma nova direção da companhia.

Acionistas da Petrobras aprovam destituição do presidente Castello Branco
Notícias ao Minuto

06:12 - 13/04/21 por Lusa

Economia Empresa

Além de Castello Branco, foram destituídos outros sete membros do Conselho de Administração, cujos substitutos deverão ser decididos na reunião, que se prolongará pela noite de segunda-feira no país sul-americano.

O novo Conselho terá a responsabilidade de eleger o próximo presidente da maior empresa do Brasil, que tem ações nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madrid, apesar de ser controlada pelo Estado.

Ao Governo, na qualidade de acionista maioritário da petrolífera, compete a designação de sete dos 11 membros do Conselho de Administração, entre os quais foi nomeado o ex-ministro da Defesa Silva e Luna.

Bolsonaro propôs Silva e Luna como novo presidente da estatal, decisão que surpreendeu o mercado, provocou uma grave crise e a queda das ações da companhia.

A decisão de nomear um militar para a direção dessa empresa estratégica surgiu dias após o chefe de Estado criticar a política de preços da atual administração da Petrobras e gerou temores de que o líder da extrema-direita brasileira pretendesse intervir na companhia e abandonar a sua política liberal.

Bolsonaro, capitão da reserva do Exército, cedeu assim às pressões do setor dos camionistas, que ameaçavam com uma nova greve como a que paralisou o país em maio de 2018 caso os preços dos combustíveis continuassem a aumentar.

Leia Também: Ex-diretor da Petrobras condenado por branqueamento de capitais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório