Meteorologia

  • 07 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

ERSE: Novo regulamento do autoconsumo de eletricidade mais completo

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou o novo regulamento do autoconsumo de energia elétrica, cuja primeira versão era de 2020, com um quadro de regras mais completo, foi hoje divulgado.

ERSE: Novo regulamento do autoconsumo de eletricidade mais completo
Notícias ao Minuto

18:29 - 12/04/21 por Lusa

Economia ERSE

"O novo regulamento cria um quadro de regras mais abrangente e mais claro, com destaque para a inclusão da atividade de armazenamento de energia no contexto do autoconsumo e a possibilidade de implementação de projetos-piloto", informou o regulador, em comunicado.

Segundo a ERSE, a primeira regulamentação do novo regime do autoconsumo, aprovada em 2020, "limitava-se a um conjunto mais simplificado de situações".

O autoconsumo consiste na produção de energia elétrica de origem renovável para consumo próprio e pode ser individual ou coletivo.

"No autoconsumo coletivo diversos consumidores partilham energia renovável entre si, segundo coeficientes de partilha definidos pela entidade gestora do autoconsumo coletivo". Esta entidade é designada pelos membros do autoconsumo coletivo.

O novo regime prevê também as regras para a utilização do armazenamento de energia elétrica, que é um sistema que permitem adequar a produção de eletricidade ao momento da sua utilização, reduzindo a energia excedente emitida para a rede.

Atualmente, para as tarifas de uso de redes nestes casos, vigora um regime transitório de isenção, total ou parcial, do pagamento dos custos de interesse.

"Durante 2021, será lançado um novo projeto-piloto para testar algoritmos de partilha de eletricidade mais sofisticados", adiantou o regulador.

Leia Também: CGTP culpa política de baixos salários por pobreza dos trabalhadores

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório