Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

ERSE: Novo regulamento do autoconsumo de eletricidade mais completo

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou o novo regulamento do autoconsumo de energia elétrica, cuja primeira versão era de 2020, com um quadro de regras mais completo, foi hoje divulgado.

ERSE: Novo regulamento do autoconsumo de eletricidade mais completo
Notícias ao Minuto

18:29 - 12/04/21 por Lusa

Economia ERSE

"O novo regulamento cria um quadro de regras mais abrangente e mais claro, com destaque para a inclusão da atividade de armazenamento de energia no contexto do autoconsumo e a possibilidade de implementação de projetos-piloto", informou o regulador, em comunicado.

Segundo a ERSE, a primeira regulamentação do novo regime do autoconsumo, aprovada em 2020, "limitava-se a um conjunto mais simplificado de situações".

O autoconsumo consiste na produção de energia elétrica de origem renovável para consumo próprio e pode ser individual ou coletivo.

"No autoconsumo coletivo diversos consumidores partilham energia renovável entre si, segundo coeficientes de partilha definidos pela entidade gestora do autoconsumo coletivo". Esta entidade é designada pelos membros do autoconsumo coletivo.

O novo regime prevê também as regras para a utilização do armazenamento de energia elétrica, que é um sistema que permitem adequar a produção de eletricidade ao momento da sua utilização, reduzindo a energia excedente emitida para a rede.

Atualmente, para as tarifas de uso de redes nestes casos, vigora um regime transitório de isenção, total ou parcial, do pagamento dos custos de interesse.

"Durante 2021, será lançado um novo projeto-piloto para testar algoritmos de partilha de eletricidade mais sofisticados", adiantou o regulador.

Leia Também: CGTP culpa política de baixos salários por pobreza dos trabalhadores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório