Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Oficiais de Justiça em greve entre hoje e sexta-feira

O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) convocou uma greve para decorrer entre hoje e sexta-feira contra o não pagamento de horas suplementares e em protesto contra o que designam de "trabalho forçado/escravo".

Oficiais de Justiça em greve entre hoje e sexta-feira
Notícias ao Minuto

06:49 - 12/04/21 por Lusa

País Sindicato dos Oficiais de Justiça

Em comunicado, o SOJ exige o cumprimento da lei do Orçamento do Estado de 2020, considerando que esta não está a ser cumprida pelo Ministério da Justiça.

O sindicato refere que a paralisação de cinco dias é a forma de luta e protesto contra "o incumprimento da lei, por parte do Ministério da Justiça, num claro desprezo pelo Povo português, parlamento e Estado de direito democrático" e contra o "regime de trabalho forçado que viola a Constituição da República Portuguesa e as convenções internacionais ratificadas pelo Estado Português".

Para esta estrutura sindical, o Ministério da Justiça persiste "em manter os Oficiais de Justiça portugueses sob um regime de trabalho forçado/escravo -- por imposição legal têm o dever de continuar a trabalhar após a jornada de trabalho, sem direito ao pagamento dessas horas suplementares, nem qualquer compensação".

Sobre os exigidos serviços mínimos em tempo de paralisação, a estrutura sindical adianta que, devido à situação pandémica por covid-19, aceita o número de trabalhadores indicado pelo ministério, apesar de considerar exagerado, mas ressalva que estes funcionários "têm de estar vacinados".

"Seria criminoso e altamente irresponsável, a tutela obrigar trabalhadores não vacinados a assegurarem os serviços mínimos", defende o sindicato, dizendo que o processo de vacinação começou a 08 de março para um universo de oito mil trabalhadores.

Leia Também: Estatuto. Sindicatos de oficiais de justiça acusam Governo de "falhar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório