Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Queda do volume de negócios na indústria abranda para 2,8% em fevereiro

Em termos globais, sem o agrupamento de energia, as vendas recuaram 4,2%, contra uma queda de 8,1% em janeiro, afirma o INE.

Queda do volume de negócios na indústria abranda para 2,8% em fevereiro
Notícias ao Minuto

11:20 - 09/04/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Indústria

O índice de volume de negócios na indústria registou uma queda homóloga de 2,8% em fevereiro, face à descida de 8,9% verificada no mês anterior, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O índice recuperou 6,1 pontos percentuais (p.p.) face a janeiro, refere o INE, acrescentando que ambos os mercados registaram "reduções homólogas menos intensas": o índice referente ao mercado nacional contraiu-se 2,4% (face a uma descida de 5,8% em janeiro) e o índice relativo ao mercado externo diminuiu 3,4% (face a um recuo de 13,2% em janeiro).

Em termos globais, sem o agrupamento de energia, as vendas recuaram 4,2%, contra uma queda de 8,1% em janeiro, afirma o INE.

Já em termos mensais, o índice do volume de negócios na indústria registou uma descida de 0,8% (queda de 7,0% em fevereiro do ano passado).

Os índices de emprego e de horas trabalhadas registaram diminuições homólogas de 2,5% e 11,2% em fevereiro (descida de 2,7% e 7,1% no mês anterior, pela mesma ordem), enquanto as remunerações passaram de uma redução de 1,7% em janeiro para um crescimento de 0,3% em fevereiro.

Em termos mensais, o emprego e as remunerações registaram crescimentos de 0,1% e 1,8% em fevereiro, respetivamente (no mesmo mês de 2020, ambos os indicadores tinham diminuído 0,1%) e o índice de horas trabalhadas teve uma descida de 4,3% (aumento de 0,1% em fevereiro de 2020).

O objetivo do índice de volume de negócios na indústria é mostrar a evolução do mercado de bens e serviços na indústria e a sua desagregação entre mercado nacional e externo.

Os índices são obtidos tendo por base o inquérito mensal ao volume de negócios e emprego na indústria, "realizado essencialmente por via eletrónica (e-mail) junto de unidades estatísticas selecionadas a partir das empresas sediadas no território nacional cuja atividade principal se enquadre na indústria", segundo o INE.

Leia Também: PJ detém suspeito por crimes de pornografia de menores na Internet

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório