Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Trabalhadores da EDP fazem greve dia 20 de abril por aumentos salariais

Os trabalhadores da EDP marcaram uma greve nacional para dia 20, para contestar a proposta de aumentos salariais de 0,2% apresentada pela empresa, anunciou hoje fonte sindical.

Trabalhadores da EDP fazem greve dia 20 de abril por aumentos salariais
Notícias ao Minuto

19:58 - 08/04/21 por Lusa

Economia EDP

"Na reunião negocial de ontem, a administração da EDP apresentou uma proposta de aumento 0,2% para todos os trabalhadores, realçando que está disponível para fazer uma majoração nas bases remuneratórias mais baixas da tabela salarial. Esta proposta é inaceitável porque está longe do respeito, da dignificação e da valorização que os trabalhadores das empresas do Grupo EDP merecem", disse à agência Lusa Joaquim Gervásio, dirigente da Fiequimetal.

A Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal) emitiu na segunda-feira um pré-aviso de greve para 20 de abril, depois de ter feito, na semana passada, plenários de trabalhadores por todo o país.

Os plenários decorrem ainda esta semana e, segundo Joaquim Gervásio, os trabalhadores têm manifestado grande descontentamento e disponibilidade para a luta.

"Temos desafiado todos os trabalhadores a participarem na greve, independentemente da sua filiação sindical, pois a unidade é muito importante para o resultado desta luta", disse o sindicalista.

Tendo em conta a proposta da empresa, a Fiquimetal manteve a sua proposta de aumentos salariais de 90 euros por trabalhador.

O salário mais baixo da EDP, que tem cerca de 6.000 trabalhadores, é de 1.000 euros.

A Fiequimetal marcou ainda uma ação de protesto para quarta-feira, no âmbito da qual uma delegação sindical vai estar junto à sede da EDP, em Lisboa, para dar uma conferência de imprensa.

À mesma hora, decorrerá a assembleia-geral de acionistas, para aprovar a distribuição de mais de 750 milhões de euros de dividendos.

Leia Também: PSI20 segue em alta com EDP a puxar por ganhos e Galp a pressionar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório