Meteorologia

  • 22 ABRIL 2021
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

"Não haverá sucesso" no hidrogénio sem preço competitivo da energia

O presidente da Bondalti, João de Mello, disse hoje que o hidrogénio 'verde' ainda não é competitivo relativamente ao que provém de combustíveis fósseis e que sem a redução dos custos da eletricidade, "não haverá sucesso na estratégia do hidrogénio".

"Não haverá sucesso" no hidrogénio sem preço competitivo da energia
Notícias ao Minuto

17:28 - 07/04/21 por Lusa

Economia UE/Presidência

"O hidrogénio 'verde' ainda não é competitivo relativamente ao cinzento. [...] Se o preço da energia não for competitivo, não haverá sucesso na estratégia do hidrogénio verde", disse o também presidente executivo (CEO) da empresa de Estarreja pertencente ao Grupo José de Mello, que está a desenvolver um projeto de produção de hidrogénio, num investimento de 2,4 mil milhões de euros, selecionado pelo Estado português para candidatura a financiamento pela União Europeia.

João de Mello participava na conferência "O Hidrogénio nas Nossas Sociedades -- Estabelecer pontes", promovida no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE), para debater políticas e estratégias no sentido de desenvolver um mercado global de hidrogénio.

O responsável reiterou que a aposta no hidrogénio 'verde' é um desafio com o qual a Bondalti está comprometida, porém, elencou os principais obstáculos ao sucesso da estratégia do hidrogénio, onde se inclui o preço da eletricidade.

"Estamos todos a competir, todos os países estão a competir [e] um preço competitivo da eletricidade é um fator chave", considerou João de Mello.

O presidente da Bondalti referiu também a necessidade de incentivos ao desenvolvimento da tecnologia necessária para criar um mercado de hidrogénio.

"Se queremos ser neutros em carvão até 2050, temos de ter a perceção de que será necessário um grande investimento", apontou.

Por último, João de Mello sublinhou que tem de ser resolvida a questão dos produtos provenientes de carvão, de países com leis ambientais diferentes das da União Europeia, mas que são, no entanto, exportados para a UE.

Leia Também: Governantes destacam necessidade de quadro regulatório para hidrogénio

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório