Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Covid-19: Alojamento local cresceu no interior do país em 2020

O alojamento local cresceu mais nos distritos do interior do que nos do litoral em 2020, devido ao contexto pandémico, tendo Lisboa e Porto estagnado, informou hoje a associação que representa o setor.

Covid-19: Alojamento local cresceu no interior do país em 2020
Notícias ao Minuto

15:33 - 07/04/21 por Lusa

Economia Alojamento Local

"No alojamento local, os distritos que mais cresceram foram os distritos do interior, quase os únicos: Bragança, Vila Real e Guarda. Lisboa e Porto estagnaram. Lisboa, inclusive, diminuiu, diminuiu oficialmente 2%, 1%", avançou o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), Eduardo Miranda, na Assembleia da República.

Eduardo Miranda falava através de videoconferência na comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, sobre a aplicação das medidas de resposta à pandemia de covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

De acordo com o presidente da ALEP, atualmente há 1.800 alojamentos locais anunciados nas plataformas oficiais da associação, mas muitos já terão saído e não deram baixa.

"Isto é uma adaptação natural e nós olhamos para a sustentabilidade aqui como um grande desafio. Achamos que o alojamento local pode ter um papel fundamental no interior, porque nas pequenas aldeias e nas vilas aquelas uma, duas, três unidades podem crescer gradualmente com sustentabilidade", observou.

Para Eduardo Miranda, os grandes centros urbanos podem ter um papel muito importante no processo de descentralização do turismo no futuro.

"Os turistas chegam principalmente pela via aérea de Lisboa e Porto, que podem ser a porta para depois se fazerem programas para outras zonas", disse, lembrando que desde 2019 os centros urbanos - especialmente Lisboa - estiveram já mais equilibrados e as aberturas praticamente paralisaram, enquanto em 2020 "houve um decréscimo real" na capital.

Com vista a evitar a concentração do turismo nas grandes cidades, Eduardo Miranda reiterou que a sustentabilidade é prioritária para o setor.

"É um tema que temos como prioritário e vamos estar aqui, seguramente, a focar neste tema nos próximos dois, três anos, porque acreditamos que é este o caminho e que o alojamento local ainda tem uma imagem errónea em termos de perceção pública e política e pode ser o contrário: um grande instrumento em termos de sustentabilidade", realçou.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.862.002 mortos no mundo, resultantes de mais de 131,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.887 pessoas dos 824.368 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Associação pede prolongamento dos apoios ao alojamento local até dezembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório