Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Sindicato acusa Autoeuropa de apresentar "contraproposta vergonhosa"

O SITE-Sul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul, acusou hoje a Autoeuropa de apresentar uma "contraproposta vergonhosa", com redução de rendimentos e regalias, em resposta às reivindicações dos trabalhadores.

Sindicato acusa Autoeuropa de apresentar "contraproposta vergonhosa"
Notícias ao Minuto

22:09 - 06/04/21 por Lusa

Economia Autoeuropa

"Num ano em que a própria administração através do diretor geral, pela comunicação social considerou 2020 como o terceiro melhor ano de sempre da Volkswagen Autoeuropa, apresenta agora uma contraproposta às reivindicações dos trabalhadores no mínimo vergonhosa", refere em comunicado divulgado hoje pelo sindicato .

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa também rejeitou as propostas apresentadas pela administração da fábrica de automóveis de Palmela, no distrito de Setúbal, mas o SITE-Sul considera que esta tomada de posição da administração sobre salários, direitos e condições de trabalho, constituiu "uma afronta e um ataque aos trabalhadores sem precedentes nos últimos anos".

Segundo o sindicato e a CT da Autoeuropa, a administração da Autoeuropa propõe um acordo a três anos sem aumento salarial no primeiro ano e com aumento à taxa de inflação nos anos seguintes.  

A empresa terá também proposto, entre outras alterações, a conversão de alguns rendimentos em banco horas, designadamente a compensação de fim-de-semana em laboração continua, 50% do prémio de objetivos e descanso compensatório do trabalho suplementar.  

O comunicado revela ainda que está marcada para dia 21 de abril uma reunião com a administração da empresa e apela à união e à firmeza dos trabalhadores na defesa dos seus direitos.

A agência Lusa tentou ouvir a administração da Autoeuropa mas não foi possível. 

Leia Também: Autoeuropa retoma produção após paragem por falta de semicondutores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório