Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Dúvidas na declaração do IRS? DECO ajuda a preenchê-la "passo a passo"

A entrega da declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2020 arrancou no dia 1 de abril, prolongando-se até 30 de junho.

Dúvidas na declaração do IRS? DECO ajuda a preenchê-la "passo a passo"
Notícias ao Minuto

08:00 - 04/04/21 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Já arrancou o prazo para entrega do IRS, cujo período vai prologar-se até ao final de junho. Nesta altura surgem algumas dúvidas e, por isso, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) divulgou um guia que pretende ajudar, "passo a passo", os contribuintes no preenchimento da declaração. 

O documento da DECO refere o que "preencher em cada quadro, com os nossos explicadores para o menu 'Rosto', para os anexos A, B, F e H, e ainda para o IRS automático", adianta a associação, numa nota publicada no seu site. 

Pode aceder ao guia da DECO através deste link

A entrega da declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2020 arrancou no dia 1 de abril, prolongando-se até 30 de junho, com quase de dois terços dos contribuintes a poderem, se assim o quiserem, beneficiar do IRS automático.

Tal como sucede desde 2018, a entrega da declaração do IRS tem de ser feita exclusivamente por via eletrónica o que implica que os contribuintes estejam na posse de uma senha válida de acesso ao Portal das Finanças.

Com o alargamento do IRS automático a novas tipologias de rendimentos, o universo potencial de agregados familiares que pode este ano beneficiar deste automatismo ascende a 3,5 milhões, de acordo com o número indicado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, à Lusa, o que equivale a quase dois terços dos que no ano passado entregaram declaração de IRS.

No ano passado, foram entregues cerca de 5,6 milhões de declarações de IRS.

Leia Também: IRS. Finanças apelam a que "não haja uma 'corrida' nas primeiras horas"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório