Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"Depois da privatização da EGF virá a privatização da água"

O secretário-geral do PS, António José Seguro, afirmou hoje, em declarações aos jornalistas em Torres Novas, que o Governo prepara-se para privatizar “uma empresa”, a EGF, “que funciona, dá lucro”, e cuja venda “não consta no memorando” assinado com a troika, destacou. Para Seguro, esta privatização trata-se de mais um passo para a “privatização da água”, algo que, promete, contará com o voto contra do PS.

"Depois da privatização da EGF virá a privatização da água"
Notícias ao Minuto

18:45 - 10/02/14 por Ana Lemos

Economia António José Seguro

À margem da reunião, em Torres Novas, com os autarcas socialistas de todo o país, o secretário-geral do PS, António José Seguro, recusou, em declarações ao jornalistas, comentar para já a emissão de dívida a dez anos, avança hoje pela imprensa económica, justificando que terá oportunidade de fazê-lo “depois da sua emissão e dos mercados terem fechado”.

Seguro optou por falar sobre a “privatização da empresa que faz o tratamento dos resíduos sólidos urbanos em Portugal, a EGF,” sublinhando que “depois virá a privatização da água”, algo a que o PS é “contra”.

A EGF, sublinhou o líder socialista, trata-se de “uma empresa que funciona, dá lucro, e é um dos principais ativos da Águas de Portugal. Isso significa”, prosseguiu, “que o Governo prepara-se para privatizar uma empresa que ganhou a confiança dos consumidores” e cuja privatização “não estava no memorando”.

Questionado sobre as críticas a que tem sido alvo a proposta que apresentou de um tribunal de investimento, o líder do PS esclareceu que “a Constituição impede tribunais especializados na área do crime não na fiscal” e que os investidores “apontam a morosidade da justiça [portuguesas] como um dos obstáculos ao investimento”.

Salientando que “precisamos de investimento como de pão para a boca”, Seguro reforçou que é “fundamental encontrar soluções para um ambiente mais amigo do capital nacional e estrangeiro”.

“Há sempre resistência nos primeiros dias [mas] com debate, maturação, e contributos de mais ideias, encontraremos soluções”, concluiu o socialista, insistindo que “atrair investimento” é essencial “para ajudar a dinamizar a economia”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório