Contribuintes, prazo para reclamar das deduções do IRS termina hoje

Campanha de entrega do IRS arranca na quinta-feira, dia 1 de abril.

contas calculadora

© iStock

Beatriz Vasconcelos com Lusa
31/03/2021 08:56 ‧ 31/03/2021 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia

IRS

O prazo para os contribuintes reclamarem dos valores das deduções para efeitos de IRS termina esta quarta-feira, dia 31 de março. Se notar algum erro ou irregularidade, esta é a altura de entrar em contacto com o Fisco. 

Ao entrar no Portal das Finanças, selecionando a opção 'Consultar Despesas para Deduções à Coleta', "encontra as despesas que foram comunicadas à AT nos prazos legais e das quais consta como NIF titular, bem como as respetivas percentagens e limites legais gerais considerados individualmente", de acordo com a Autoridade Tributária (AT). 

Caso verifique irregularidades reclame as despesas gerais familiares ou as faturas de despesas com direito à dedução do IVA. 

"Quer para consultar quer para reclamar deve fazê-lo, individualmente, por cada titular de despesas, incluindo os dependentes, no Portal das Finanças mediante autenticação com o número de identificação fiscal (NIF) e a respetiva senha de acesso", lembra ainda a AT. 

É "expectável" que reembolsos do IRS cheguem mais cedo este ano

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, afirmou, em entrevista à Lusa, ser "expectável" que os reembolsos do IRS comecem este ano a ser processados mais cedo do que em 2020.

"Aquilo que posso garantir é que estamos em condições de fazer a campanha de IRS, de proceder às liquidações e de proceder aos reembolsos. É normal e é expectável que os reembolsos este ano possam ser relativamente mais rápidos do que foram no ano passado", referiu à Lusa António Mendonça Mendes.

Também pode escolher a entidade à qual pode 'doar' 0,5% do seu IRS

À semelhança dos anos anteriores, os contribuintes podem escolher uma entidade à qual querem atribuir 0,5% do seu IRS ou doar o benefício fiscal do IVA. A lista de entidades pode ser consultada aqui - selecionando o ano 2020 - e este ano inclui quase 4.400 entidades.

A campanha de entrega do IRS, recorde-se, arranca amanhã, dia 1 de abril, e prolonga-se até ao final de junho. 

Leia Também: Autotestes estão quase nas farmácias. Custarão 10 euros (e não pagam IVA)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas