Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Moratórias. Centeno diz que é preciso "agir com antecipação"

Centeno mostra-se confiante que "Portugal vai conseguir acompanhar a recuperação da atividade económica a nível mundial", mas deixa a indicação de que há "algumas incertezas" relativamente aos setores mais afetados pela crise. 

Moratórias. Centeno diz que é preciso "agir com antecipação"
Notícias ao Minuto

16:32 - 30/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Mário Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, disse esta terça-feira que é necessário agir em antecipação ao fim das moratórias, que está marcado para setembro, e ter atenção aos setores mais afetados. 

"Temos de agir com antecipação", disse Centeno, adiantando que o BdP está a realizar um estudo neste sentido. "Temos que olhar para os setores mais vulneráveis, mais afetados pela crise e entender como é que se vão encontrar" em setembro, disse o governador do BdP, em resposta aos deputados, na Assembleia da República. 

Centeno mostra-se confiante que "Portugal vai conseguir acompanhar a recuperação da atividade económica a nível mundial, tal como vinha fazendo até 2019", mas deixa a indicação de que há "algumas incertezas", nomeadamente no que diz respeito aos setores mais afetados pela crise

"Não podemos correr o risco de singularizar Portugal na recuperação a nível europeu", afirmou Centeno, acrescentando que "não podemos correr o risco de ficar para trás quando o resto dos países europeus já está a adaptar-se a viver num conjunto de medidas que são posteriores, um cenário posterior à crise económica". 

O governador do BdP participa numa audição sobre as moratórias bancárias na Assembleia da República, a pedido do Bloco de Esquerda, que aponta o conjunto das moratórias em vigor (públicas e privadas) como "provavelmente o maior balão de oxigénio" das empresas e famílias.

Leia Também: Fim das moratórias? Centeno responde hoje às questões dos deputados

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório