Meteorologia

  • 22 SETEMBRO 2021
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Em ano de pandemia, taxa de poupança das famílias aumenta para 12,8%

A taxa de poupança das famílias em 2020 foi de 12,8% do rendimento disponível, uma subida de 5,7 pontos percentuais face a 2019, o valor mais alto desde 2002, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em ano de pandemia, taxa de poupança das famílias aumenta para 12,8%
Notícias ao Minuto

11:37 - 26/03/21 por Lusa

Economia Poupança

No quarto trimestre de 2020, "a taxa de poupança atingiu 12,8%, sendo necessário recuar a 2002 para encontrar uma taxa de poupança idêntica", refere o INE, adiantando que aquele resultado "refletiu sobretudo a variação nominal de -5,0% do consumo privado em 2020".

Trata-se, assinala a autoridade estatística, de uma variação negativa do consumo privado "sem precedentes" à luz da série iniciada em 1995, tendo em conta que "o rendimento disponível das famílias aumentou 1,0%, "refletindo em parte as medidas de políticas públicas adotadas no contexto da Pandemia e com reflexo na redução do saldo das Administrações Públicas (AP)".

A subida da taxa de poupança registada no último trimestre de 2020 compara com o valor de 11,0% observado no trimestre anterior e com os 7,1% no final de 2019.

"A capacidade de financiamento das Famílias aumentou 1,4 p.p., para 5,9% do PIB, no ano acabado no 4.º trimestre de 2020", pode ler-se no documento relativo às Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional hoje divulgadas pelo INE, que assinala que, um ano antes essa capacidade era de 1,5% do PIB, traduzindo esta evolução "sobretudo o crescimento expressivo da poupança bruta em cerca de 8,6 mil milhões de euros (equivalente a 4,2% do PIB)".

O INE assinala que para a taxa de variação do rendimento disponível "as remunerações e as prestações sociais contribuíram em 0,4 e 0,3 p.p., respetivamente".

Leia Também: Orban prevê um "verão livre" apesar de recorde no número de mortos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório