Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Líderes europeus querem recuperação robusta e maior resiliência económica

Os líderes da União Europeia (UE), hoje reunidos por videoconferência, defenderam a "necessidade de uma recuperação robusta" pós-crise Covid-19 e de conseguir "maior resiliência económica" nas contas públicas.

Líderes europeus querem recuperação robusta e maior resiliência económica
Notícias ao Minuto

20:53 - 25/03/21 por Lusa

Economia União Europeia

Em conclusões divulgadas no final de uma cimeira virtual do euro (em formato inclusivo, alargado aos restantes países além da moeda única), os chefes de Estado e de Governo da UE salientam a "necessidade de uma recuperação robusta, inclusiva e sustentável e de uma maior resiliência económica, como condições prévias para um forte papel internacional do euro".

Os líderes da UE sublinham que nesta questão o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) é "essencial para apoiar reformas e investimentos ambiciosos para financiar a transição verde e digital e aumentar o potencial de crescimento das economias", numa alusão à principal parte do Fundo de Recuperação da UE (que pesa 672,5 mil milhões no 'bolo' total de 750 mil milhões de euros).

A "importância de uma arquitetura financeira sólida, bem como de mercados financeiros profundos, líquidos e funcionais denominados em euros" também é mencionada nesta declaração, vincando os líderes europeus ser necessário "preservar a capacidade da UE para assegurar a sua estabilidade e resiliência financeiras", dada a recessão e o crescimento contido que lhe sucede devido à pandemia.

"Apoiamos o reforço do papel internacional do euro com vista a reforçar a nossa autonomia estratégica em matéria económica e financeira, preservando simultaneamente uma economia aberta, contribuindo para a estabilidade do sistema financeiro mundial e apoiando as empresas e as famílias europeias", adiantam os chefes de Governo e de Estado da UE.

Já aludindo aos trabalhos exploratórios em curso por parte do Banco Central Europeu (BCE) para a criação do euro digital, os líderes da UE defendem "um setor financeiro digital mais forte e inovador" e "sistemas de pagamento mais eficientes e resilientes", admitindo a possível introdução desta moeda virtual.

Em meados de março, o Eurogrupo defendeu que as políticas orçamentais na zona euro devem permanecer "ágeis e ajustadas" à evolução da situação sanitária e económica da covid-19, pedindo ainda assim um "compromisso contínuo" dos países para sustentabilidade das suas contas.

Em 03 de março, a Comissão Europeia adotou uma comunicação sobre a resposta de política orçamental à crise da covid-19, abrindo a porta à manutenção da chamada 'cláusula de escape' do Pacto de Estabilidade e Crescimento também no próximo ano, ainda que reserve uma decisão definitiva para maio.

No que toca à implementação do MRR, os Estados-membros têm de submeter a Bruxelas até final de abril os seus planos nacionais de recuperação e resiliência, e só depois da 'luz verde' da Comissão e do Conselho é que avançam os pagamentos no quadro do Fundo de Recuperação da UE.

Leia Também: AO MINUTO: Marcelo pede sensatez e que esperança seja "tempo definitivo"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório