Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Com confinamento, consumo de eletricidade pelas famílias cresce 21%

No caso do gás natural, o cenário é semelhante: o consumo no setor doméstico aumentou 22% em fevereiro. Dados da ADENE revelam o impacto do confinamento no consumo de energia por parte dos portugueses.

Com confinamento, consumo de eletricidade pelas famílias cresce 21%
Notícias ao Minuto

10:18 - 25/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Eletricidade

Com os portugueses a passarem mais tempo em casa, devido ao confinamento, o consumo de eletricidade aumenta. Os dados da ADENE - Agência para a Energia, divulgados esta quinta-feira, revelam que o consumo de eletricidade no setor doméstico aumentou 21% em fevereiro em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Com muitos em teletrabalho e as empresas 'vazias', verificou-se também que no setor dos serviços registou-se uma descida de 23% do consumo de eletricidade. 

No caso do gás natural, o cenário é semelhante: o consumo no setor doméstico aumentou 22% em fevereiro face ao período homólogo, ao passo que no setor dos serviços assistiu-se a uma quebra de 20%.

Estes dados, relativos a fevereiro, correspondem ao período do segundo confinamento em território nacional, que começou em meados de janeiro. Com restrições à mobilidade, implementadas pelo Governo, o impacto no consumo de derivados do petróleo é evidente: "Registaram-se quebras de 27% no gasóleo, 39% na gasolina e 81% no jet fuel, em comparação com o período homólogo", acrescenta a ADENE. 

Notícias ao Minuto Consumo de energia elétrica em fevereiro© ADENE  

no mês passado os dados da ADENE apontavam para um aumento do consumo de energia no setor doméstico impulsionado pelo confinamento obrigatório, com o gás natural a acompanhar o passo. 

O período de desconfinamento, recorde-se, arrancou a 15 de março, com a abertura de creches, estabelecimentos de pré-escolar e vendas ao postigo. A próxima fase está agendada para o dia 5 de abril, depois da Páscoa. 

[Notícia atualizada às 10h40]

Leia Também: Lucro da operadora de energia alemã E.on cai 34% para 1.017 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório