Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Encalhe de navio no Canal de Suez provoca subida da cotação do Brent

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em maio terminou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 5,94%, para os 64,16 dólares.

Encalhe de navio no Canal de Suez provoca subida da cotação do Brent
Notícias ao Minuto

21:31 - 24/03/21 por Lusa

Economia Brent

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar 3,60 dólares acima dos 60,56 com que fechou as transações na terça-feira.

O encalhe de um navio no Canal de Suez, via de circulação essencial para o transporte de petróleo do Médio Oriente, criou novas dúvidas sobre o nível de oferta a curto prazo e estimulou a cotação.

Um navio porta-contentores encalhou no Canal do Suez depois de ter sido atingido por rajadas de vento e provocou a paragem da circulação marítima numa das rotas mais utilizadas do mundo, anunciou a companhia que opera a embarcação.

Uma foto divulgada na terça-feira mostra o navio MV Ever Given, com pavilhão de Taiwan, com 400 metros de comprimento e 59 metros de largura atravessado no canal, impedindo o tráfego.

"O porta-contentores encalhou de forma acidental, provavelmente depois de ter sido atingido por uma rajada de vento", disse à France-Presse a companhia Evergreen Marine Corp.

A empresa acrescenta que "está em contacto com as partes envolvidas, entre elas a autoridade que gere o Canal do Suez, para ajudar o navio o mais depressa possível".

A agência Bloomberg indica que, após o incidente, mais de 100 navios estão a aguardar a possibilidade de passar pelo canal.

"Houve um incidente, [o navio] encalhou", disse à Bloomberg o diretor da BSM Hong Kong que gere o MV Ever Given.

De acordo com o portal de vigilância marítima Vessel Finder, o navio tem como destino o porto de Roterdão, na Holanda.

"Os rebocadores estão neste momento a tentar fazer com que o navio volte a navegar", disse a empresa Leth Agencies, que fornece serviços aos clientes que utilizam o canal.

O Canal do Suez, inaugurado em 1869, garante a passagem de 10% do comércio marítimo internacional.

Cerca de 19 mil navios utilizaram a passagem em 2020, de acordo com a Autoridade do Canal do Suez (SCA).

Esta situação levou à reversão de parte da queda sofrida na terça-feira pela cotação do Brent, superior a seis por cento, perante a preocupação que a nova vaga da pandemia do novo coronavirus está a suscitar na Europa.

Os investidores ficaram ainda a saber eu as reservas de petróleo nos EUA, que aumentaram em 1,91 milhões de barris na semana passada, quando a expectativa era de uma descida de 270 mil barris.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório