Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Bloqueio do Canal do Suez leva a subida de 5% nos preços do petróleo

Os preços do petróleo, muito voláteis nas últimas sessões, registam hoje uma forte subida, devido a receios quanto ao abastecimento de crude, numa altura em que o canal do Suez está bloqueado.

Bloqueio do Canal do Suez leva a subida de 5% nos preços do petróleo
Notícias ao Minuto

17:16 - 24/03/21 por Lusa

Economia Petróleo

Às 16:10 (hora de Lisboa), o barril de petróleo do Texas (WTI) para entrega em maio subia para 60,72 dólares, uma valorização de 5,12% em relação ao preço de encerramento na terça-feira.

O barril de petróleo Brent (de referência na Europa) para entrega também em maio subia 5,10% para 63,89 dólares, no mercado de Londres.

Na terça-feira, o preço do petróleo tinha recuado cerca de 6%, devido aos receios de uma diminuição da procura, quando alguns países adotam novas restrições para conter a pandemia de covid-19.

Hoje, tem subido à medida que surgem mais informações sobre o bloqueio da passagem no Canal do Suez, onde se encontra encalhado um navio porta-contentores.

Os investidores "tentam avaliar a duração do bloqueio pelo enorme porta-contentores de uma das vias navegáveis mais movimentadas do mundo", para saber qual será a dimensão das perturbações na oferta, explicou Edward Moya, analista da Oanda, citado pela AFP.

O Canal de Suez, uma rota essencial para o transporte de petróleo do Médio Oriente, tem estado bloqueado desde terça-feira quando o navio com pavilhão do Panamá ali encalhou.

A evolução dos preços do Brent e do WTI beneficiou também da divulgação de dados da agência norte-americana de informações sobre energia indicando um aumento nas reservas de crude dos Estados Unidos de 1,9 milhões de barris, mas com os 'stocks' de gasolina abaixo do esperado.

Leia Também: Navio encalhado no Canal de Suez está a impedir tráfego marítimo no local

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório